terça-feira, 29 de outubro de 2019

Protocolo entre Mogadouro e Groslay pretende desenvolver economicamente as duas localidades

Foi confirmada a carta de geminação entre Mogadouro e a vila francesa de Groslay, que visa o desenvolvimento económico nas duas localidades.
 Em 2013 foi assinado um pacto de amizade, que deu assim origem a este protocolo. Um dia que fica na história de Mogadouro, segundo palavras do presidente da câmara, Francisco Guimarães, já que os emigrantes representam o principal meio de internacionalização das vivências e tradições e diga-se que Groslay acolhe diversos mogadourenses.

“Os nossos portugueses estão emigrados por França e pelo mundo e nós temos que perceber que estão fora daquilo que são as suas raízes, mas não deixam de as manter vivas nas suas terras de adopção”, disse.

Para o autarca, o mais importante agora é que o protocolo, que visa partilhar experiências económicas, sociais e culturais entre as duas vilas, seja posto em prática.

“Na área da educação o protocolo já está a ser seguido, na indústria e no comércio fizemos o primeiro contacto em Groslay e, neste momento, estão cá empresários de França que fizeram parte dessa comitiva, para começarem a trocar laços de negócios. Esperemos que acima de tudo seja um negócio que dê um impulso à economia”, explicou Francisco Guimarães.

O presidente de Groslay, Joel Boutier, frisa as várias formas de cooperação e união que a geminação vai trazer mas destaca a vertente económica, industrial e comercial.

“Nós trouxemos a Mogadouro empresas que trabalham em diversos sectores na nossa sociedade e na nossa comunidade e que estão cá, para com as empresas de Mogadouro, criar condições de desenvolvimento económico, o que é importante para Mogadouro e Groslay”, acrescentou.

Os mogadourenses homenagearam a vila francesa dando o seu nome a uma rua, após uma cerimónia extraordinária, conforme a designou Joel Boutier.

“O presidente Francisco proporcionou-nos uma cerimónia magnífica”, contou.

Groslay é uma comuna em França que está localizada a 15 quilómetros a norte de Paris e que conta com perto de nove mil habitantes, dos quais mais de um milhar são emigrantes provenientes do norte de Portugal.

Escrito por Brigantia

Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário