sábado, 12 de outubro de 2019

Ser Transmontano, Pastor Peregrino e Emigrante!

Por: Silvino dos Santos Potêncio
(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")
Emigrante Transmontano em Natal/Brasil – desde 1979



A minha primeira viagem na condição de Emigrante Transmontano, começou na Minha Aldeia há mais de 58 anos atrás!
- De lá para cá eu não mais parei de andar de um lado para outro e sempre em busca de aumentar o meu conhecimento pessoal em todos os sentidos; profissional, cultural e sobretudo na arte de registrar em livro, em fotos ou até memorizar para futuros "andarilhos".
Aos trancos e barrancos como convém a um emigrante, eu cheguei a Lisboa sózinho com apenas 13 anos de idade, porque na Aldeia não tinha a menor chance de futuro a não ser pastorar as ovelhas e ajudar na lida da casa.  
Em 1972 terminei o meu serviço militar em Angola e no regresso a Portugal eu visitei a Minha saudosa Irmã Maria de Lourdes Potêncio - conhecida na Aldeia por "Tia Maria Bica" – na França e,  como eu já não a via Há quase 10 anos eu lhe perguntei qual era a vida dela naquele entretempo e ela me respondeu com muita nostalgia; olha, somos iguais aos ciganos!
-  Umas vezes aqui na terra, outras vezes na França!... lá “bamos indo” mas quase nem temos casa fixa em nenhum canto! … andamos quase sempre c’ua casa às costas. 
Em resumo, a vida de Emigrante é apenas o seguimento do pensamento do Escritor Russo Leon Tolstoi; “se queres pintar o universo, começa pela tua aldeia”!  E eu tenho seguido este pensamento desde então porém já fiz a primeira pintura com o meu livro "Curriças de Caravelas" agora publicado pela AGBOOK do Brasil e vendido pelo www.clubedeautores.com.br.
 Mas continuo de mapa na mão e uma máquina fotográfica à ilharga para acrescentar uma nova página a cada novo dia! 
Isto porque, como eu costumo alardear; aos 25 anos de idade, a minha vida era um livro aberto com as páginas  soltas ao vento da inspiração, mas de repente, não mais que num repente!, surgiu um furacão chamado de "descolonização do ultramar Lusitano" e me ficaram apenas memórias, muitas delas bastante tristes por sinal.
Talvez por isso eu escrevo hoje as alegrias e as boas lembranças do presente para aliviar as dores de um passado já distante. 
Lembranças que vou recordando porque recordar é reviver! 
Bem hajam todos pela leitura.

Silvino dos Santos Potêncio, nascido a 04/11/1948, é natural da Aldeia de Caravelas no Concelho de Mirandela – Trás-Os-Montes - Portugal.
Este Autor tem centenas de crônicas, algumas já divulgadas sob o Título genérico de “Crônicas da Emigração”.  Algumas destas crônicas são memórias dos meus 57 anos na Emigração foram incluídas nos Blogs que todavia estão inacessíveis devido ao bloqueio do Portugalmail.pt, porém algumas foram já transcritas para a Página Literária. 
Presidente Fundador do Clube Português de Natal e Membro activo de várias páginas em jornais virtuais ligados ao Mundo da Lusofonia.
01 – POEMAS DE ANGOLA – “Eu, O Pensamento, A Rima!...”
02 – E-Book (Livro Electrônico): “UM CONVITE P’RA TOMAR CHÁ”
03 - CURRIÇAS DE CARAVELAS- TROVAS COMENTADAS é uma Antologia que contém  Trovas  e Textos Auto Biográficos da Aldeia Transmontana. 
        São livros da minha autoria já prontos para Edição e publicação brevemente. 
Actualmente mantenho uma página literária própria, como Emigrante Transmontano em Natal/Brasil, no Portal Recanto das Letras.   
O sitio do Escritor Silvino Potêncio  www.silvinopotencio.net  está aberto a visitas de todos os leitores de Língua Portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário