quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

A maçonaria e os segredos do conhecimento e da liberdade

A porta abriu-se e do lado de dentro estava aquilo que podemos designar de “mini museu”. Para os menos curiosos, provavelmente não passaria de um espaço cheio de objectos, alguns utilizados diariamente, outros para mera decoração. Trata-se de um templo da Maçonaria para conhecer com a jornalista Ângela Pais.
Tudo começou quando fui a apresentação do livro “25 Anos de Luz no Norte”. Uma obra composta por textos escritos por maçons. Nesse mesmo dia conheci o maçon Nuno Maia que mais tarde me mostrou um templo que nunca antes tivera visto. Antes de entrar pensei: afinal o que estará de tão especial dentro daquele espaço? Aos poucos fui percebendo. Na parede vi fixado um Delta Luminoso. Podia tratar-se de um mero objecto decorativo, mas afinal o significado era outro. "Temos a lua e temos o sol, o sol como símbolo da luz e a lua como reflexo da escuridão mas onde o sol se projecta durante a noite. Ali, repare, temos o olho do grande arquitecto do universo, daquele que criou o mundo e depois o delegou no Homem. Na nossa concepção, o grande arquitecto cria o mundo e depois entrega a sua administração e sabedoria".

Estava dentro de um templo da Maçonaria. Desta irmandade fazem parte Homens que estudam para o aperfeiçoamento da sociedade humana e que se regem consoante os princípios básicos da Maçonaria: a Fraternidade, a Liberdade e a Igualdade. "A maçonaria não é uma religião, é uma escola de virtudes, onde se aceitam homens livres e de bons costumes e que procura trabalhar em favor da perfeição".

No chão do templo vi umas escadas de madeira, com três degraus, e sobre o seu degrau superior estavam os três livros fundamentais das três religiões, a Torah, o Corão e a Bíblia. Mas também lá estava Constituição Portuguesa, para os ditos ateus. Quando alguém é convidado a ser maçon, começa por ser aprendiz, e consoante a sua religião, o juramento é feito sobre o livro fundador da religião que pratica. Desta forma, a conclusão é simples: a Maçonaria é transversal a todas as religiões. "Os juramentos quando são feitos, nas iniciações, são feitos sob os livros das leis sagradas de acordo com a religião que pratica cada candidato".

E se o Deus desta irmandade é o grande Arquitecto, as três grandes luzes da maçonaria são o Volume da Lei Sagrada, o Esquadro e o Compasso. Lá estavam eles no templo. Nuno Maia faz parte da Loja Luz do Norte, em Macedo de Cavaleiros, mas com a sala vazia de casa achou que o melhor seria construir um templo ali. E se o templo é a casa dos maçons, para Nuno Maia era mesmo. Pertence à irmandade há mais de 25 anos e sente-se feliz por isso. "Há situações em que temos que usar uma certa privacidade mas não somos uma sociedade secreta".

Afinal porque é que um dos principais deveres do maçon é guardar segredo absoluto do que vê ou ouve nas sessões passadas no templo? Continuará a haver sempre um secretismo associado à Maçonaria? "Sinto-me feliz por pertencer à maçonaria e encontrei muitos irmãos por quem tenho muito carinho, respeito e consideração e que me ensinaram a ser tolerante e solidário".

Segundo li no livro “25 Anos de Luz no Norte” os maçons estão em “permanente aprendizagem” e comprometem-se ao “segredo maçónico”.

Nuno Maia é maçon há mais de 25 anos e faz parte da Loja Luz do Norte, em Macedo de Cavaleiros. Transformou uma sala vazia de casa num templo maçónico.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário