terça-feira, 24 de dezembro de 2019

GNR de Bragança almoça com idosos mais sozinhos para lhes dar um Natal de afetos

Alguns idosos do distrito, que vivem sozinhos e que, possivelmente, também não têm companhia nesta quadra, receberam, ontem, dos presentes mais especiais que se pode dar: afecto e companhia. 
Os militares da GNR de Bragança, da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, que vão tendo, ao longo do ano, um trabalho de maior proximidade com os idosos, e reconhecem os mais vulneráveis e isolados, juntaram-se e trouxeram algumas destas pessoas até ao posto.

Debaixo da Árvore Solidária, os militares entregaram os presentes que compraram para lhes oferecer e em troca receberam a companhia dos mais velhos para almoçar. “O que estou a achar? Maravilhoso. É diferente”, disse Maria Luísa, de Lagoa, no concelho de Macedo de Cavaleiros. “Moro sozinho... tenho que cozinhar, lavar a roupa, fazer tudo”, confessou Manuel António, de Cabeça de Igreja, concelho de Vinhais. “Acho bem e muito especial. É um convívio que gostamos e agradecemos”, sublinhou Belariano Borges, de Sobreda, Macedo de Cavaleiros.

Até à GNR de Bragança vieram 13 idosos, dos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vinhais, mas foram sinalizados 24 em situação de maior isolamento e vulnerabilidade, no âmbito do Programa Idosos em Segurança, que aproxima a autoridade dos mais velhos.

Segundo o Tenente-Coronel Carlos Felizardo, comandante da GNR de Bragança, esta é uma forma de dar um Natal mais aconchegado a quem precisa. “Alguns deles, como estão isolados, irão passar o Natal sozinhos. Aqui, no comando territorial de Bragança, temos 3800 idosos sinalizados e conseguimos chegar a 2200. É indescritível ver a alegria com que estão aqui e se associaram a nós”.

Estes idosos, sinalizados no âmbito da operação “Censos Sénior”, como estando em situação de especial vulnerabilidade, têm idades compreendidas entre os 71 e os 105 anos e pertencem aos concelhos de Bragança, Vinhais e Macedo de Cavaleiros.


Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário