quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Mirandela com quase menos dois milhões de euros para 2020

A Assembleia Municipal de Mirandela aprovou as grandes opções do plano e o orçamento do município, para 2020, no valor de 36 milhões de euros, menos um milhão e oitocentos mil euros, comparativamente a 2019.
A presidente da câmara diz ser um orçamento equilibrado e rigoroso. Para 2020, Júlia Rodrigues destaca o início da reabilitação integral das habitações sociais do Bairro Operário e do bairro do GAT, a construção de uma ecopista, a reabilitação da Estação Ferroviária, a renovação do Auditório do Centro Cultural, a expansão da zona industrial, as obras na Estação de
Camionagem e a continuidade do apoio financeiro às freguesias. A autarca explica ainda as razões do aumento de mais de um milhão e duzentos mil euros nas despesas com o pessoal. “Com a descentralização da educação, que vai ocorrer no próximo ano lectivo, já estão previstas as verbas relativamente a todos os funcionários das escolas, que passarão para a câmara municipal”.

O orçamento foi aprovado com 33 votos a favor, 16 contra e 4 abstenções. O PSD votou contra alegando que o orçamento não inclui nada de novo e Paulo Pinto diz mesmo que as cativações, nos últimos dois anos, já somam cerca de 12 milhões de euros. “É um orçamento que não satisfaz os anseios da população de Mirandela. Apesar dos 35 milhões de euros orçamentados, sabemos que no final do ano, como aconteceu nos dois últimos anos será desorçamentado em cinco ou sete milhões de euros”.

Também a CDU votou contra este orçamento. Jorge Humberto Fernandes diz que o documento não preve verbas suficientes para a delegação de competências que está prevista para 2020. “Aquilo que a CDU lutou sempre foi pela transferência de competências para as câmaras. Sabemos que esta transferência vai implicar situações imprevisíveis na condução do que vai ser a implementação do orçamento da câmara”.

Já os dois deputados do CDS votaram favoravelmente o documento. Faustino da Cunha diz que é uma espécie de benefício da dúvida que concede ao executivo liderado por Júlia Rodrigues. “Há uma série de justificações e expectativas que esperemos que se venham a concretizar”.

Foi aprovado o orçamento da câmara de Mirandela para 2020, no valor de 35 milhões, novecentos e trinta e dois mil euros.


Escrito por Brigantia
Escrito por Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário