sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

“OS NÏZCAROS” - Livro da autoria de Silvino dos Santos Potêncio

Sinopse do Livro “OS NÍZCAROS”!

Nesta obra o autor elaborou uma colectânea de textos em forma de crónica,  em alegoria a várias atitudes politicas durante as campanhas no período pós Abril de 1974 em Portugal. 
Não se trata de uma obra investigativa e sim apenas uma maneira prática de entretenimento para aqueles que gostam de ler factos e eventos contemporâneos a muitos de nós que convivemos de perto com eles. São contos de ficção literária com base numa constatação prática que é a realidade dos nossos dias: os nízcaros (ou cogumelos) precisam ser sempre bem escolhidos antes de os preparar para qualquer refeição, caso contrário eles podem ser venenosos na sua essência e levar os comensais a um fim antecipado de suas vidas. 
Quanto ao estilo literário aqui escolhido, bem como em todas as outras obras deste autor, não há regras gramaticais ou semânticas previamente estabelecidas. Todavia a raiz da Língua Portuguesa prevalece na sua forma original e regional de acordo com os lugares onde se desenrolam vários dos depoimentos aqui deixados. 
O livro contém um conjunto de “discursos políticos” resumidos em uma só página, embora o corolário original em rascunho arquivado atinge uns 1.900 verbetes todos iniciados com a letra “P” de Português. Contudo cada discurso foi elaborado em época contextual e os nomes aqui mencionados são apenas figurativos. 
Por último o autor segue aqui um pensamento do Grande Poeta, Escritor Transmontano, Dr Adolfo Correia da Rocha (MIGUEL TORGA);  quando ele recebeu o convite para integrar um Partido Politico  ele respondeu de imediato! O único partido que me interessa é o da liberdade. 
Sabemos bem que, atualmente, circulam pela rede global, milhões de publicações, todas passíveis de uma investigação mais profunda para se chegar à veracidade dos factos nelas relatados, como também o sabemos, da facilidade em utilizar nomes de terceiros para se chegar a alvos um tanto obscuros para determinados autores. 
Talvez por essa razão nós aceitamos e acordamos que a linguagem gramatical ou fonética, a semântica e a sintaxe, bem como todas as demais características da Língua Lusa foge, aqui neste livro, muitas vezes do atual acordo firmado pelos usuários da Língua dentro dos países chamados de CPLP (Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa) contudo o ideal é encontrar algum prazer na descoberta do que são, e daquilo que foram  "OS NÍZCAROS"! 
Aqui  os meus “NÍZCAROS”  são  só textos em forma de acepipes raros, intempestivos e quantas vezes não totalmente alcançáveis por todos.

A todos!, o meu  obrigado, com um abraço de amizade!


O Autor: Silvino Potêncio - Emigrante Transmontano em Natal/Brasil

O livro pode ser adquirido AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário