segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

TRADIÇÕES DE TRÁS-OS-MONTES ASSINALAM O INÍCIO DO INVERNO - PARA CONHECER NO MUSEU IBÉRICO DA MÁSCARA

O Museu Ibérico da Máscara e do Traje em Bragança é o palco de uma cultura única desta região de Trás-os-Montes com o riso e a critica social a vestirem-se de cor e a serem reveladas pelas máscaras.
Esta tradição foi distinguida pela Unesco através dos caretos de Podence e estende-se ainda à província espanhola de Zamora. Todas esta dinâmica está ilustrada no Museu.

Quando entramos no MUSEU Ibérico da Máscara e do Traje a primeira impressão é o imenso colorido e a riqueza da imaginação revelada pela meia centena de mascarados.
créditos: Andarilho
Os trajes, as máscaras e os materiais utilizados revelam muita criatividade e também uma cultura única que é vivida no Carnaval e em particular no solstício de Inverno que é assinalado durante 12 dias, a partir do dia 21 de Dezembro.
créditos: Andarilho
É um momento muito especial para estas comunidades. Há vários séculos que vivem com intensidade esta época e as vivências e tradições transmitidas de modo oral constituem um valioso património cultural. Segundo António Tiza, Presidente da Academia Europeia da Máscara, é a época do ano com mais festividades o que também é único em todas as regiões portuguesas.


Uma outra atividade do solstício de Inverno é a visita às casas. Os caretos são liderados pelos mordomos e vão bater à porta das habitações. Saúdam com alguma formalidade os donos e recebem ofertas que são depois colocadas em varas criadas para esse efeito.
créditos: Andarilho
O ritual é sempre com música e com a gaita de foles. É a “música sagrada”. No Museu Ibérico da Máscara e do Traje há algumas gaita de foles e muitos outros objetos. O edifício tem três pisos.
créditos: Andarilho
Há muitas e diversas máscaras e também instrumentos e fotografias de artesãos que as produzem recorrendo a materiais e a representações da mitologia local.
créditos: Andarilho
Além do distrito de Bragança e da província de Zamora, o Museu está a recolher objetos alusivos ao Carnaval em algumas partes da província de León.
créditos: Andarilho
O Museu está no centro histórico de Bragança, na Cidadela, muito próximo do castelo.

ANDARILHO

Sem comentários:

Enviar um comentário