terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

“A Morte, o Diabo e a Censura” saem à rua, recriando uma tradição secular da cidade de Bragança.

No dia 26 de fevereiro (quarta-feira), nas ruas do centro histórico, “a Morte, o Diabo e a Censura” saem à rua, recriando uma tradição secular da cidade de Bragança.

"A Morte, o Diabo e a Censura" são as personagens celebrantes da Quarta-feira de Cinzas de Bragança: atuam na zona histórica da cidade com a finalidade de castigar as mulheres, chamando a atenção do povo em geral para a necessidade de fazer penitência, neste primeiro dia da Quaresma. No passado, os gestos e atitudes executados por estas personagens assumiam proporções verdadeiramente aterradoras.  

Apesar disso, a Quarta-feira de Cinzas em Bragança continua a ser um dia divertido. Formam-se várias equipas de personagens, que percorrem as ruas da zona histórica da cidade. Vão armadas com os seus endereços simbólicos: gadanhas, tridentes e chicotes. Com isso, "castigam" as raparigas e as mulheres. 

Recuando até há poucos anos, sabe-se que as raparigas se refugiavam em casa. Saindo à janela, elas gritavam-lhes, num gesto de provocação: “tens popori de vir aqui!”. Espicaçados por estas palavras, trepavam as personagens às varandas e janelas (o que ainda hoje pode acontecer), com o recurso a escadas, e entravam nas casas a fim de castigar as jovens provocadoras e atrevidas."

Sem comentários:

Enviar um comentário