quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Clínica provisória do hospital privado de Bragança abre em Abril

Vai arrancar já em Abril a clínica provisória do Hospital Privado de Bragança.

Por enquanto não terá um atendimento de 24 horas, mas de acordo com as necessidades da população o horário vai ser alargado e vai ter à disposição a maioria das especialidades médicas.

“A unidade clínica de saúde, não lhe vamos chamar permanente porque não vai estar aberta 24h, mas vai estar pelo menos 10 a 12h e depois nós responderemos aos anseios e as necessidades do povo de Bragança. Se for preciso que, mesmo na clínica, que ela esteja aberta 24h ela estará. Vamos ter as especialidades praticamente todas e vamos ter alguns meios complementares de diagnóstico”, explicou o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Bragança, Manuel Lemos, na apresentação do projecto ontem.

O hospital privado vai ter lugar no antigo ISLA. As obras já começaram e a unidade de saúde abrirá no primeiro semestre de 2021. O projecto inclui ainda uma residência sénior, para 80 pessoas, que será construída num edifício novo. Manuel Lemos considera que o hospital vem complementar o serviço público.

“O importante é que estas iniciativas privadas possam complementar o que os serviços públicos e outros sociais e privados não nos possam dar agora. No ano 2022 temos que ter uma oferta de saúde complementada entre privado, social e pública que temos que meter inveja ao litoral”.

Cerca de uma centena de postos de trabalho vão ser criados com este novo projecto. Hernâni Dias, autarca de Bragança, entende que o hospital privado vai ser uma mais-valia para o território, visto que há dificuldades de garantir cuidados de saúde em algumas especialidades.

“O nosso território sofre de grandes debilidades a este nível e estou certo que aquilo que vai existir ao nível das especialidades será uma mais valia para todo o território. Sabemos que tem havido grandes problemas ao nível dos cuidados de saúde na nossa região, seja pela ausência de várias especialidades, seja pelos médicos não se pretenderem fixar-se nestes territórios do interior e obviamente que esta iniciativa privada vai dar uma grande ajuda”, disse.

O projecto do hospital privado de Bragança foi apresentado ontem. Está previsto que, no início de 2022, já esteja a funcionar com todas as valências. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário