terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Durante a 40ª Feira do Fumeiro de Vinhais foi apresentação o livro “Saber (a) Vinhais”.



Chama-se “Saber (a) Vinhais – Contributo para uma Carta Gastronómica” e, segundo um dos autores, o vinhaense Roberto Afonso, não se trata de um mero livro de receitas culinárias.
Apresentado na Feira do Fumeiro, que decorreu até domingo em Vinhais, o livro, como explicou ainda Roberto Afonso, é um contributo para melhor se compreenderem os comeres e produtos mais característicos da região e de que a gastronomia está intimamente ligada aos saberes etnográficos.

“Não é essencialmente uma carta ou um receituário extensivo de receitas de Vinhais, mas sim um conjunto de informações que interliga tudo que são saberes etnográficos com a gastronomia, com o dia-a-dia das pessoas e com o trabalho. Referem a doçaria, os cuscuz, referem todos os processos em termos de fumeiro e muita mais informação que vai permitir a quem pegar no livro conhecer mais e ficar com vontade de vir a Vinhais”, acrescentou.

Roberto Afonso mostrou-se satisfeito em levar o livro a público num evento que considera marcante a nível gastronómico.

“Fazia todo o sentido apresentar o livro na Feira do Fumeiro, o maior evento gastronómico da região e do país no que diz respeito a fumeiro”.

O livro teve como promotora a Associação Nacional de Criadores de Suínos da Raça Bísara, através do projecto “Apoio ao Empreendedorismo do Sector Agroalimentar em Terras de Trás-os-Montes”.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

1 comentário: