quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Javali no Pote de Macedo reconhecido como iguaria tradicional portuguesa pela Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural

O prato “Javali no Pote à Moda de Macedo de Cavaleiros” é oficialmente reconhecido pela Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural como iguaria tradicional portuguesa.
A ideia partiu da Confraria do Javali, que em conjunto com o Gabinete de Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural ( EDRU) da cidade macedense, elaborou o processo de registo no Portal “Produtos Tradicionais Portugueses”, como explica António Silva, grão-mestre da Confraria do Javali:

“Esta ideia surgiu logo após a nossa fundação. Começámos desde cedo a pensar em certificar o prato e desde essa altura que tentamos esse feito. Foram recolhidas ementas e receitas da região, depois foram selecionadas algumas e verificámos que havia uma receita comum a todo o território macedense. Posto isto, o gabinete do Município de Macedo de Cavaleiros (EDRU) mostrou-se interessado em fazer a candidatura e reportar então o nosso pedido, conseguindo chegar a um bom porto.”    

Uma decisão que traz mais-valias para o concelho, considera ainda o grão-mestre:

“Estamos muito orgulhosos por esta estrelinha e este bom nome para o concelho. É um reconhecimento à nossa Confraria do Javali, ao trabalho que temos feito em prol deste prato e penso que vai trazer inúmeras vantagens ao nosso território.”

O javali é um dos pratos mais conhecidos do concelho de Macedo de Cavaleiros, existindo desde 2014 uma rota gastronómica dedicada exclusivamente a esta iguaria.

Confira AQUI.
Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário