terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

“Lago dos Caretos – A Sagração da Prima Vera” iniciou a sua digressão em Macedo de Cavaleiros

O palco do Centro Cultural recebeu, no passado sábado, o espetáculo “Lago dos Caretos – A Sagração da Prima Vera”.

A imagem do careto é usada como ponto de partida numa história que ali a música à dança e ao teatro. A ideia original partiu de Luís Filipe Santos que viu na imagem do careto algo possível de recriar, juntando a imaginação e a criatividade. A comédia também faz parte deste projeto, que acima de tudo é considerado contemporâneo, diz Eduarda Freitas, produtora:

“A ideia dos caretos foi do Luís. Há muito tempo que ele achava que era uma imagem forte e possível de pegar nela para recriar. Tivemos a sorte de os caretos agora receberem a distinção de Património da Humanidade, mas é importante passar a mensagem de que este não é um espetáculo tradicional de caretos. Entra um pato, vamos buscar muitas ideias ao Lago dos Cisnes, depois temos também um mágico, um lago e no fundo é um exercício de criatividade. É um espetáculo que considero como contemporâneo, tem música que foi escrita propositadamente para ele. A história passa-se numa aldeia transmontana e acaba por ser uma forma diferente de olhar para as tradições, não ficando presos ao passado mas sim recriando-o.”

Em 2018, Luís Filipe Santos concorreu com a sua criação ao “Prémio Douro Criativo”, conseguindo o primeiro lugar na categoria de artes performativas. Estreou em Vila Real pouco tempo depois e inicia agora uma nova digressão que teve o pontapé de saída em Macedo de Cavaleiros. A surpresa de um espetáculo completamente fora do normal, é o que mais surpreende os espectadores, considera Eduarda Freitas:

“As pessoas ficam surpreendidas porque não estão à espera do que encontram. As pessoas não podem esperar um espetáculo tradicional sobre caretos porque não é nada disso. É uma visão muito artística na linha da imagem da máscara, do que ela significa. Tem também momentos muito cómicos e de reflexão, por isso dizemos que é um espetáculo para chocalhar a rir.” 

“O Lago dos Cisnes” de Tchaikovski e os Caretos Transmontanos são a grande inspiração de uma narrativa que junta quatro pessoas em palco e que vai agora passar por Bragança, Chaves e Póvoa de Varzim.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário