segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

XXI Feira dos Sabores Mirandeses

Em Miranda do Douro realizou-se, pelo vigésimo primeiro ano, a Feira dos Sabores Mirandeses.
De sexta-feira até ao dia de ontem, os pauliteiros conhecidos da região, o famoso concurso de tabafeia e a montaria ao javali estiveram em destaque no programa, entre muitas outras actividades. Cerca de 80 de comerciantes do planalto mirandês aproveitaram para vender o que na região há de melhor.

“Dar a conhecer o nosso produto, o nosso sabor, o nosso tempero e que as pessoas venham apreciem não só os enchidos, mas a carne mirandesa, o cordeiro mirandês, ou seja, tudo de bom que o planalto mirandês tem”, disse um expositor.

Na sexta-feira o dia foi dedicado ao fumeiro, no sábado ao cordeiro mirandês e no domingo à vitela mirandesa. Os produtos endógenos da região são a grande atracção nestes dias. Pessoas de outras regiões do país visitam Miranda do Douro para comprar o famoso enchido, artesanato e doçaria.

“Estou a levar um butelo e uma chouriça de coser e mais crua e tenho que ir ainda comprar uma bola doce”, contou um visitante.

A secretária de Estado da Valorização do Interior esteve presente na sessão de abertura onde realçou a excelência dos produtos de Miranda do Douro e destacou projectos de inovação que estiveram no certame.

“Miranda do Douro é dos melhores exemplos de cooperação transfronteiriça. Também aqui o mercado ibérico, como porta até para o mercado europeu, é uma oportunidade muito bom de internacionalizar estes produtos e com isso atingir um mercado muito maior e dinamizar socioeconomicamente estes território”, acrescentou Isabel Ferreira.

Segundo o autarca de Miranda, o certame incentiva a produção dos produtos do planalto mirandês e dinamiza o sector. Artur Nunes acrescenta ainda que há cada vez mais pessoas a produzir fumeiro e carne mirandesa.

“É uma entrada de recursos, é uma forma de também receberem encomendas para todo o ano e dinamiza muito a produção como também temos vindo a verificar mais gente a produzir do nosso fumeiro, da nossa carne mirandesa e raça churra. Portanto há aqui uma dinamiza muito grande na procura dos sabores tradicionais e nós temos verificado que há maior procura e venda ao nível local, regional e nacional”, explicou.

A Feira dos Sabores Mirandeses aconteceu de 14 a 16 de Fevereiro, em Miranda do Douro, e reuniu cerca de 80 expositores do planalto mirandês.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário