Cerca de 80 concelhos de todo o país estão presentes na iniciativa “Florestar Portugal”, um projeto ambiental baseado no voluntariado que pretende ajudar a limpar áreas florestais e a plantar árvores autóctones.
A iniciativa “Florestar Portugal” é organizada pela Associação Mãos à Obra - AMO Portugal e este ano estende-se por todo o território numa aposta que pretende envolver os mais jovens e numa proximidade com todos os cidadãos.
Durante uma semana, de 19 a 27 de novembro, os voluntários que aderirem a esta inciativa poderão plantar azinheiras, cerejeiras-bravas, carvalhos portugueses, carvalhos-negral, carvalhos-alvarinho, medronheiros, zambujeiro, sobreiro, amieiro, freixos, borrazeira-negra, Salgueiros-brancos, ulmeiro entre outras espécies autóctones.
Em Trás-os-Montes apenas Chaves, Murça e Valpaços aderiram à iniciativa, podendo os interessados voluntários registarem a sua inscrição através do site do "Florestar Portugal" .
Além da plantação das árvores, os voluntários podem recolher bolotas para posteriormente serem semeadas em pacotes de leite ou garrafas de plástico, para fazer um viveiro de plantas, que, no próximo ano, vão estar prontas a instalar em áreas florestais ou em jardins das localidades.
Os passeios pedestres para reconhecimento e identificação das árvores autóctones presentes em jardins ou campos também fazem parte do programa desta iniciativa.
in:noticiasdonordeste.pt

Bela iniciativa, esta iniciativa devia abranger obrigatoriamente todos os municipios, principalmente os nossos (tronsmontanos).
ResponderEliminarQuando for para os eucaliptos talvez haja mais participaçao, por esta e por outras somos pobres..de espirito.