domingo, 15 de julho de 2018

Tiago Ferreira vence Bragança Granfondo 2018

Tiago Ferreira venceu, este domingo, a segunda edição do Bragança Granfondo. O evento trouxe à cidade brigantina mais de 1600 participantes.
Foi uma verdadeira festa do ciclismo com mais de 1600 participantes portugueses e estrangeiros. Presença notada foi a do brigantino Ricardo Vilela. O ciclista da Manzana Postobon viaja esta segunda-feira para a China, onde participa no Tour de Quinghai Lake, e destacou a importância do granfondo para a dinamização e promoção de Bragança.

“Este tipo de evento, para mim, para a divulgação de uma região e da cidade é melhor que uma etapa de chegada da Volta a Portugal porque não traz só os participantes mas também a família, que vêm mais que um dia. Isto é bom para a restauração, para o comércio, para a economia local”.

Outro notável do ciclismo em prova foi Tiago Ferreira. O betetista da DMT, que já foi campeão da Europa e do mundo na variante de maratonas, venceu em Bragança.

“Não achei muito difícil. A organização teve em conta o facto de toda a gente poder terminar a prova. Foi a minha primeira experiência neste tipo de prova e adorei. Eu estou mais habituado ao BTT, se bem que treino muitas vezes na estrada. Gostei do percurso, gostei de toda a envolvência da prova”, disse Tiago Ferreira.

Participar num granfondo é uma prova de superação pessoal. Que o diga Hernâni Dias, presidente do município de Bragança, que este ano participou na distância de mediofondo, 104 km.

“Foi uma experiência um bocadinho dolorosa fazer o mediofondo, o ano passado fiz o minifondo. O medio já requer um grande esforço”, contou o presidente da câmara municipal.  

O Bragança Granfondo é na opinião de Hernâni Dias “uma aposta ganha”. O presidente destaca o impacto da prova na economia local e na promoção do concelho.

“A nível da hotelaria já há algum tempo que a lotação estava esgotada. Há aqui uma componente muito forte a nível económico associado a esta iniciativa. Esperemos que quem tem vindo a fazer a proposta do Orçamento Participativo continue a apostar nesta iniciativa”.

O Bragança Granfondo regressa em 2019. Esta é a vontade do município e da organização. Manuel Zeferino, da Bikeservice, acredita que no espaço de “dois a três anos é possível chegar aos dois mil participantes”.

O Bragança Granfondo contou este ano com um Granfondo Kids, em que participaram 90 crianças.

O Bragança Granfondo decorreu este domingo. Tiago Ferreira foi o vencedor em masculinos e Inês Amaro da Balantuna em femininos.

Escrito por Brigantia
Susana Madureira

Sem comentários:

Enviar um comentário