Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 18 de março de 2022

Palombar participa no evento de apresentação do projeto LIFE PRO Quebrantahuesos em Espanha

 A Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural foi convidada pela Fundación para la Conservación del Quebrantahuesos (FCQ) para estar presente no evento de lançamento do projeto LIFE PRO Quebrantahuesos - Corredores Ibéricos por el Quebrantahuesos, que teve lugar esta quinta-feira, 17 de março, no Parador de Gredos, na localidade de Navarredonda de Gredos (Ávila), em Espanha.

Miguel Nóvoa, José Pereira e João Santos no evento de apresentação do projeto LIFE PRO Quebrantahuesos.

O projeto LIFE PRO Quebrantahuesos, coordenado pela FCQ, foi recentemente aprovado e é financiado pelo Programa LIFE da União Europeia. Tem como objetivo principal diminuir o risco de extinção, a longo prazo, da principal população de quebra-ossos (Gypaetus barbatus) da União Europeia, através da recuperação da sua área de distribuição histórica na Península Ibérica.

Para cumprir esse objetivo, serão realizadas várias ações que visam aumentar a área de distribuição da espécie na Península Ibérica e promover a interconexão entre as diferentes populações de quebra-ossos nessa região.

As áreas de intervenção do projeto são a Sierra de Gredos, Maestrazgo, Moncayo-Sistema Ibérico, Cordillera Cantábrica, em Espanha, e também a região norte de Portugal. No território nacional, esta espécie está dada como regionalmente extinta desde o século XIX.

Folheto do projeto LIFE PRO Quebrantahuesos.

O quebra-ossos é o abutre mais ameaçado de extinção na Europa e os únicos quebra-ossos observados em Portugal desde o século XIX são oriundos de programas de reintrodução da espécie em Espanha.

Até ao início do século XX, o quebra-ossos estava presente na maioria das zonas montanhosas do sul da Europa. Contudo, o envenenamento massivo, a caça e a diminuição da disponibilidade de alimento devido à redução da pecuária extensiva de montanha fizeram com que esta espécie desaparecesse quase na totalidade nessas áreas.

Quebra-ossos. Fotografia Fundación para la Conservación del Quebrantahuesos.

Nos últimos anos, foram realizados grandes esforços de conservação do quebra-ossos que permitiram aumentar a sua população de forma significativa. No entanto, apesar desses esforços, o quebra-ossos, devido ao seu acentuado caráter filopátrico - espécie que demonstra tendência para retornar ou permanecer num dado território - não conseguiu recolonizar a sua antiga área de distribuição de forma natural, o que põe em risco o conjunto da sua população devido ao isolamento dos seus núcleos populacionais.

Nesse contexto, torna-se fundamental criar uma metapopulação interconectada através de corredores de conectividade entre zonas montanhosas que garantam a sobrevivência da espécie a longo prazo. Este é precisamente o propósito do LIFE PRO Quebrantahuesos.

Sem comentários:

Enviar um comentário