sexta-feira, 2 de março de 2018

Aldeias do Planalto Mirandês sem energia elétrica desde quarta-feira

Há aldeias no Planalto Mirandês que desde quarta-feira estão sem energia elétrica, uma situação que está a condicionar a atividade económica, agrícola e serviços deste território no distrito de Bragança, disse hoje o presidente da Câmara de Mogadouro.
Foto: angueira-angueira.blogspot.pt
Segundo o autarca Francisco Guimarães, "no caso de Mogadouro, é a parte nascente do concelho onde se verificam os maiores constrangimentos, já que é uma região onde a pecuária, nomeadamente a produção de leite, tem impacto na economia".

"Os agricultores queixam-se de que não têm eletricidade para proceder à ordenha dos animais", assinalou em declarações à Lusa.

Assinalando que o concelho de Mogadouro "foi dos mais afetados relativamente aos danos causados pela queda de neve", tendo "várias torres do sistema de distribuição de energia colapsado", o autarca indicou que estão a ser feitos esforços por parte da EDP, que está a colocar geradores para alimentar algumas das aldeias.

"A nossa preocupação tem sido, sempre, dialogar com a EDP para que a situação seja minimizada o mais rápido possível. Contudo, a falta de geradores elétricos está a causar contratempos e a atrasar o processo para restabelecer a normalidade no que respeita à distribuição de energia elétrica", explicou.

Segundo o presidente da câmara, têm-se verificado falhas nos sistemas de comunicações móveis e terrestres, nomeadamente ao nível dos repetidores e emissores de rádio, como, por exemplo, a M80 Planalto que está sem emitir há mais de 48 horas.

Ao final do dia de quarta-feira, a EDP informou que diversas localidades dos distritos de Bragança, Vila Real e Viseu tinham sido afetadas pelas condições climatéricas, tendo-se registado nomeadamente "a quebra significativa de postes e linhas de Alta e Média Tensão por excesso de peso, devido a um fenómeno denominado sincelo".

A situação mais complicada, admitiu então a EDP, registava-se em Miranda do Douro, distrito de Bragança, com diversas linhas partidas, mas "apesar da gravidade da situação", a EDP garantiu que tudo fará para repor o fornecimento de energia elétrica nesta localidade "no mais curto espaço de tempo".

A EDP avançava que foi dada especial atenção às ligações de clientes prioritários e serviços públicos essenciais, como sejam estações elevatórias de água, IPSS e antenas de telecomunicações.

A empresa alertava também as pessoas das regiões atingidas pelo temporal para "não tocarem em quaisquer linhas partidas e também para o cuidado a ter com a colocação de geradores em locais pouco ventilados, podendo o seu uso inadequado provocar intoxicações".

Agência Lusa

Recomeçou a nevar em Bragança e já há estradas condicionadas

Esta sexta-feira, a neve recomeçou a cair em Bragança e Vinhais e apesar de ainda não haver estradas cortadas, há vias que já estão condicionadas.
A esta hora os pontos mais problemáticos são a estrada Municipal 527, entre Mós e Izeda, a Estrada Nacional 103-7, no acesso a Montesinho e a Nacional 218 junto a Rio Frio.
A Feira Semanal em Bragança também acabou mais cedo já que os tendeiros não tinham clientes.

Município de Bragança quer candidatar as Barragens de Parada, Rebordãos e Macedo do Mato ainda este ano

A candidatura da Zona Industrial das Cantarias foi reformulada, mas as obras estão a correr a bom ritmo.
Os projectos das Barragens de Parada, Rebordãos e Macedo do Mato, no concelho de Bragança, estão no processo de estudo para poderem ser realizadas as suas candidaturas. Um trabalho de parceira realizado em colaboração com as Juntas de Freguesias e os Agricultores.

“Relativamente às barragens estamos neste momento a fazer o trabalho prévio, para depois podermos candidatar os projectos. Este trabalho é para ser feito até ao final do ano, e estamos a preparar toda a parte administrativa destas candidaturas”, destaca Hernâni Dias.

O autarca lamentou que estas barragens não façam parte do plano de investimento para o distrito que o Ministro da Agricultura, Capoulas Santos anunciou recentemente.

Ainda relativamente a projectos do Município de Bragança, a Zona Industrial das Cantarias encontra-se na reformulação da sua candidatura uma vez que houve alterações no que diz respeito à alineação dos lotes como adianta o autarca.

“Houve a necessidade de formalizar novamente a candidatura e houve alterações nas regras relativamente à questão do financiamento que nos obrigam também a alterar o que estava inicialmente pensado no que toca à alienação dos lotes. Estamos a trabalhar neste processo para responder de forma rápida. Na parte da infra-estruturação não existe nenhum problema e está tudo praticamente resolvido”, destaca o Presidente da Câmara.

As obras estão a decorrer bom ritmo, no que diz respeito às infra-estruturas da Zona Industrial.

Escrito por: Brigantia

quinta-feira, 1 de março de 2018

"Beijar a Alma" - Débora Macedo Afonso

Importante esclarecimento sobre Gestão de Biomassa no que concerne à Proteção de Edifícios para Prevenção quanto a Incêndios Florestais

Tendo em conta o constante da lei do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios (Decreto-Lei n.º 124/2006, de 28 de junho, alterado pelos Decretos-Leis n.os 15/2009, de 14 de janeiro, 17/2009, de 14 de janeiro, 114/2011, de 30 de novembro, e 83/2014, de 23 de maio, e pela Lei n.º 76/2017, de 17 de agosto e pelo Decreto-Lei n.º 10/2018, de 14 de Fevereiro) nomeadamente no seu ANEXO com o título «Critérios para a gestão de combustíveis no âmbito das redes secundárias de gestão de combustível» com a seguinte redação:

«I. Para efeitos de gestão de combustíveis no âmbito das redes secundárias de gestão de combustível envolventes aos edifícios, aglomerados populacionais, equipamentos e infraestruturas, aos estratos arbóreos, arbustivos e subarbustivos, não integrados em áreas agrícolas, com exceção das áreas de pousio e de pastagens permanentes, ou de jardim, aplicam-se os seguintes critérios:

a) No estrato arbóreo [árvores que sejam apenas as correspondentes a povoamentos de pinheiro bravo e eucalipto] a distância entre as copas das árvores deve ser no mínimo de 10 m nos povoamentos de pinheiro bravo e eucalipto, devendo estar desramadas em 50 % da sua altura até que esta atinja os 8 m, altura a partir da qual a desramação deve alcançar no mínimo 4 m acima do solo;

b) No estrato arbóreo [ou seja outras árvores florestais], nas espécies não mencionadas na alínea anterior [alínea a)], a distância entre as copas das árvores permitidas deve ser no mínimo de 4 m e a desramação deve ser de 50 % da altura da árvore [ou seja até metade da altura da árvore] até que esta atinja os 8 m, altura a partir da qual a desramação deve alcançar no mínimo 4 m acima do solo [ou seja, só se a árvore tiver mais de 8m de altura];

c) No estrato arbustivo [arbustos] a altura máxima da vegetação não pode exceder 50 cm;

d) No estrato subarbustivo [ervas mais pequenas] a altura máxima da vegetação não pode exceder 20 cm».

Nota da Quercus: em parênteses retos  estão palavras acrescentadas por nós ao texto da lei apenas para melhor compreensão do texto exterior a tais parênteses retos, que é o próprio texto da lei

Parece-nos, pois, que resulta que é obrigatório (apenas para as áreas florestais contíguas a edifícios mas não para as áreas contíguas a edifícios que sejam áreas apenas agrícolas, de pomares, de pastagem ou de jardim):

Cortar a maior parte dos matos (silvas, etc.) e cortar algumas árvores mas não todos os arbustos nem todas as árvores florestais: 50 Metros ao redor das casas, armazéns, oficinas, fábricas ou estaleiros; 100 Metros nos terrenos à volta das aldeias, parques de campismo, parques industriais, plataformas de logística e aterros sanitários;

De modo a que se consiga:

* Que nos povoamentos de pinheiro bravo e eucalipto a distância entre as copas das árvores seja no mínimo de 10 m devendo ser cortados os pinheiro bravos e eucaliptos excedentes;

** Podar as copas das árvores florestais (que não sejam de povoamentos de pinheiro ou eucalipto), acima do solo, pelo menos até metade da altura total da árvore e de forma a manter tais copas afastadas pelo menos 4 metros umas das outras;

*** Cortar  árvores florestais e arbustos a menos de 5 metros das casas e impedir, podando-os, que os ramos cresçam sobre os telhados de edifícios contíguos; 

Desde que cumpridos os limites da lei, sobretudo quanto aos povoamentos de pinheiros bravos e de eucaliptos, nas referidas faixas de 100 metros e de 50 metros, não cortar árvores e arbustos em demasia, não cortar exemplares isolados ou bastante afastados entre si, nem cortar arvoredo de especial valor patrimonial, paisagístico, protegido no âmbito da conservação da natureza e biodiversidade (por exemplo sobreiros ou azevinhos) ou protegido como arvoredo classificado de interesse público ou monumental!

Para mais informações como distinguir árvores florestais de árvores com outros fins como os agrícolas ver http://www2.icnf.pt/ portal/icnf/faqs/arbor/sp- florest 

Para leitura da lei do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios e do seu Anexo ver: https://dre.pt/web/guest/ pesquisa/-/search/108010872/ details/normal?l=1 (Lei n.º 76/2017, de 17 de agosto) e https://dre.pt/web/guest/ pesquisa/-/search/114685734/ details/normal?l=1 (Decreto- Lei n.º 10/2018, de 14 de Fevereiro)



Lisboa,28 de fevereiro de 2018
A Direção Nacional da Quercus- ANCN

FALECEU O MAIOR EVANGELISTA DO SÉCULO XX

Por: Humberto Pinho da Silva 
(colaborador do "Memórias...e outras coisas..."
Billy Graham
Com 99 anos, faleceu, nos Estados Unidos, o pastor Billy Graham.
O famoso evangelista, nasceu em Charlotte, Carolina do Norte, em: 07-11-1918. Casou, em 1943, com Ruth Bell. Tinha 5 filhos, 19 netos e 28 bisnetos.
Formou-se em Teologia, pela Faculdade de Wheaton, em 1943. Foi, até 1960, membro do Partido Democrata, e conselheiro dos Presidentes da América.
Em 1982, a convite do governo Russo, pregou na União Soviética, o que originou sérias críticas, de políticos, e de certa mass-media.
Convidou, em 1957, Martin Luther King, para pregarem juntos, em Nova Iorque.
Entre as suas obras, destaco duas – as mais conhecidas, – que todo crente deve possuir na estante, e lê-las com frequência. Trata-se de: “ Paz Com Deus”; e “ Mundo em Chamas”.
Com a sua Esposa Ruth
Embora fosse cristão, de denominação Baptista, os livros, destinam-se a todos os crentes.
Trabalhou na rádio e televisão, em programas, que atingiram milhões de ouvintes. A coluna. “ A Minha Resposta”, aparecia em várias jornais, nos Estados Unidos, e em muitos países de língua inglesa. Foi, igualmente, importante realizador de cinema religioso. Os filmes, que produziu, atingiram grande qualidade, e converteram, ao cristianismo, milhares de pessoas, em todo o mundo.
Ao referir-se a “ Paz Com Deus”, Billy Graham, escreveu:
Este livro foi escrito, não para teólogos ou filósofos, mas para o homem comum.
“O meu propósito é dar a esse homem comum, uma compreensão clara do novo caminho da vida, apresentado por um desconhecido Galileu, há quase dois mil anos.
Com Barack Obama
“Temos sido demasiadamente levianos em matéria de religião. Com o aparecimento da bomba de hidrogénio e a possibilidade de surgir a bomba de cobalto, temos que enfrentar a sério os problemas da vida contemporânea.
“PAZ COM DEUS foi preparado, poderíamos dizer, de joelhos. Sentimos a presença constante de Deus. A minha oração de cada dia será para que este livro seja usado, nesta hora de confusão e de crise, para te levar à paz com Deus.
Termino, recomendando, mais uma vez, se me permitem, as duas obras citadas, nesta crónica, mormente aos católicos e agnósticos, porque os crentes evangélicos – segundo creio, – na sua maioria já as conhecem.


Humberto Pinho da Silva nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal, a 13 de Novembro de 1944. Frequentou o liceu Alexandre Herculano e o ICP (actual, Instituto Superior de Contabilidade e Administração). Em 1964 publicou, no semanário diocesano de Bragança, o primeiro conto, apadrinhado pelo Prof. Doutor Videira Pires. Tem colaboração espalhada pela imprensa portuguesa, brasileira, alemã, argentina, canadiana e USA. Foi redactor do jornal: “NG”. e é o coordenador do Blogue luso-brasileiro "PAZ".

Uma Taberna a Nordeste

Por: Fernando Calado
(colaborador do Memórias...e outras coisas...)

Havia uma Taberna a Nordeste e Maria Oliveira - a Carçona oficiava neste Templo onde se amaciavam as caminhadas, se afogavam as mágoas… se deixavam segredos e onde o vinho era de Sendim e os peixes do Sabor, pescados pelo Tio Cândido no recato do rio. 
…a minha mulher tem uma ferida ruim… os corvos já andam por perto lá para os lados da Luada…
…a minha Maria vai morrer!
Isto dizia o Tio Folgado…na agrura da morte anunciada… enquanto abanava a cabeça e batia com os dedos… penosamente… na tábua do balcão!
… ele acontece cada uma a um homem!
E tu mentias minha avó Maria Oliveira… que não… que não ia morrer… que tu também já tinhas tido uma ferida assim! E servias... um copinho de vinho e dois peixes... por conta da casa.
… as tuas mentiras Maria Oliveira… não eram mentiras… eram caridade… eram compaixão!
… como eu te entendo… Maria Oliveira - a Carçona… por isso, hoje fui ao rio Sabor e os peixes de escabeche são iguais aos teus peixes, antiquíssima Taberneira e se algum vizinho estiver muito triste… coisas da vida… come dois peixes, bebe um quarteirão de vinho… e decerto ficará mais animado…
… e custa tão pouco devolver a felicidade!
… tu é que sabias!... Nossa Senhora de todas as Tabernas!… de todos os milagres... e uma Taberna a Nordeste era o segredo…
… que orgulho Maria Oliveira! 
Obrigado!


Fernando Calado nasceu em 1951, em Milhão, Bragança. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e foi professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Curriculares do doutoramento na Universidade de Valladolid. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança. 
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.

Open Day para a amêndoa

O Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos – CNCFS organiza em parceria com a Amendouro-Comércio e Indústria de Frutos Secos SA., um Open Day no dia 2 de março pelas 10 horas, nas instalações da empresa sitas na Zona Industrial, Alfândega da Fé.
Este Open Day realiza-se no âmbito do projeto Portugal Nuts, que tem como objetivo o reforço da capacitação empresarial das PME da região NUTII Norte para o desenvolvimento de processos de inovação, estimulando o trabalho em rede através da criação de comunidades de inovação assentes na estratégia regional de especialização inteligente (RIS3), da ligação das empresas ao ensino superior, do desenvolvimento de projetos inovadores, com vista ao desenvolvimento de novos bens e serviços, ao aumento da produtividade e capacidade de criação de valor.

Esta iniciativa visa promover a iniciativa empresarial para a inovação através de práticas de cooperação. Este evento irá consistir numa visita guiada às instalações da empresa.

Esta é mais uma iniciativa do CNCFS no âmbito da promoção da fileira dos frutos secos em Portugal, numa divulgação do conhecimento em estreita ligação com os agentes da fileira.

Assembleia Municipal de Bragança pede anulação do Plano de Ordenamento do Parque Natural de Montesinho

A Assembleia Municipal de Bragança aprovou ontem por maioria uma moção a pedir que seja anulada a recondução do actual plano de ordenamento do parque natural de Montesinho.
As restrições às actividades agrícolas, cinegéticas, desportivas e recreativas impostas pelo plano de ordenamento, desde que entrou em vigor em 2008, são muito contestadas pela população abrangida pela área protegida.
O deputado do PSD Paulo Preto foi um dos proponentes da moção e explica que se pretende pressionar para que haja uma revisão efectiva do plano de ordenamento.

“Uma tomada de posição por parte desta assembleia e das populações locais que deve ser também tomada pelo Município relativamente à recondução do Plano de Ordenamento do Parque Natural do Montesinho. Nós não estamos de acordo. O Plano de Ordenamento do Parque Natural do Montesinho actualmente tem lesado, nos últimos 10 anos para as populações, e para o desenvolvimento económico local. A recondução tal como se encontra, não é viável neste momento”, defende Paulo Preto.

Também o presidente do município reiterou a importância de se impedir que o plano seja reconduzido. Para Hernâni Dias não pode ficar tudo na mesma na gestão do parque natural.
“É algo que nós temos vindo a contestar há muito tempo. E hoje, e bem, em Assembleia Municipal aprovou uma moção, no sentido de evitar que o Instituto de Conservação da natureza e Florestas reverta essa intenção de recondução, obrigando uma revisão do Plano de Ordenamento dando efectividade às preocupações dos cidadãos”, disse Hernâni Dias, presidente da Câmara Municipal de Bragança.

O parque natural de Montesinho abrange os concelhos Bragança e Vinhais. A moção aprovada, com um voto contra e uma abstenção, vai agora ser enviada ao ministério do ambiente, Instituto de Conservação da natureza e Florestas e à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Escrito por: Brigantia

Descobertos explosivos abandonados numa aldeia de Bragança

Uma "grande quantidade" de explosivos usados na exploração mineira foram descobertos numa cada devoluta, na localidade de Paredes, Bragança, onde terão sido abandonados há anos, informou a GNR.
O Comando Territorial de Bragança divulgou hoje que o Posto Territorial de Izeda da GNR, recebeu, na quarta-feira, informação de que "uma casa devoluta continha no seu interior materiais suspeitos".

Os militares deslocaram-se ao local e encontraram "297 velas de amonite, 62 quilos de nagolite, 92 unidades cápsulas detonadoras e 18 metros de cordão lento".

Segundo explicou à Lusa Paulo Azevedo, das Relações Públicas da GNR de Bragança, trata-se de "bastante quantidade" de material explosivo que as autoridades suspeitam já estar abandonado "há muitos anos", devido ao estado em que se encontrava.

As suspeitas são de que este material seria para uso na exploração de inertes.

Nesta ação esteve envolvida a equipa de Equipa de Inativação de Explosivos de Vila Real, que realizou uma inspeção ao local, a recolha e detonação dos explosivos, segundo a informação divulgada.

Agência Lusa

FRANCO - Freguesias do Concelho de Mirandela

FRANCO é uma freguesia que fica situada no extremo Ocidente do concelho de Mirandela, donde dista cerca de 16km, e fazendo limite com os concelhos de Murça e de Valpaços, mesmo junto do nó do IP4.
O nome Franco poderá estar relacionado com “franquia" de algum posto aduaneiro, ou então com “franqueza". Abrigado por algumas respeitosas elevações, como o Cimo do Colado, a Serra do Pinheiro ou a Fraga do Rei Orelhão, dispõe se na perpendicular de um pequeno planalto em declive para a IP4, e antiga estrada nacional Porto/Mirandela. Assim, deixando esta via, sobe se uma pequena encosta, e depara se com um grandioso largo, à volta do qual há várias habitações, algumas delas de antigas casas rurais abastadas, em cantaria e de aspecto semi nobre. Mas também a Escola Primária, a Casa do Povo, o Infantário e imponente Fonte dos Diamantes e um típico restaurante. Depois, a rua de Cima dá seguimento para Vales, Zevras e Valpaços com ligação pela serra recentemente aberta e pavimentada. Na oblíqua desta, estão outras ruas para ocidente, destacando se a que vai ter à Capela de S. Roque, e se reúne com a de Cima, junto à Igreja. O povoado é "franco" e acolhedor, quanto airoso e digno de melhor se conhecer. O orago é N.ª Sr.ª da Expectação.
É referenciada nas Inquirições de 1258. Fez parte do extinto concelho de Lamas de Orelhão até 31 12 1853. Depois é integrado no de Mirandela. Judicialmente aparece em 1839 pertencente a Chaves, para depois, em 1852 passar para Mirandela. Teve feira criada em 1796 a 21 de cada mês. Em 1865 é criada a escola primária. Em 22 4 1957 deixou de ter Vila Boa como anexa.
Em 1950 residiam na freguesia de Franco 1.025 pessoas (que incluía Vila Boa). No conjunto havia 2 professores, 7 proprietários/agricultores, 2 talhos, 2 pensões, 2 mercearias, 2 lojas de fazendas e 1 depósito de Adubos. Em 1991, só na aldeia de Franco estavam 308 e, em 2001 eram 295, sendo destes 143 do sexo masculino. Os seus habitantes dedicam se essencialmente à agricultura, com abundante produção de azeite, amêndoa, cereal, vinho e cortiça. Algum gado à mistura, ovelhas, cabras, bois e vacas leiteiras, vão ajudando nos trabalhos agrícolas e no orçamento familiar. Técnicas e instrumentos antigos, usam nos a par de alguma mecanização, mas limitada pelos terrenos inclinados, montanhosos e de pequenas dimensões, por vezes.
Tem Centro de Dia desde Maio de 1997 e gerido pela Santa Casa da Misericórdia de Mirandela. A Associação Cultural organiza torneios de futebol 11 e 5, jogos tradicionais, e está instalada num R/C do Jardim de Infância. Há também o grupo dos Zés Pereira, e tem o seu Grupo Etnográfico quando querem representar a freguesia. Pode se admirar a Igreja com a data de 1801, a Ribeira da Pousada, a Ribeira dos Moinhos (onde ainda há alguns engenhos desses de moer o cereal), a ponte dita romana, a Capela de S. Roque com arco lateral que a liga a uma apalaçada casa de habitação do século XIX. Os lugares de encontro em tempo de lazer são: o Largo da Feira, a Igreja Matriz, junto à estrada, ou nas soleiras das suas típicas habitações. De salientar a Associação Cultural, que tem um grupo de teatro amador, e com o apoio do Inatel, tem dada a conhecer o nome do Franco em vários locais, bem como o seu grupo de Bombos.

In III volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses, coordenado por Barroso da Fonte.

Município denuncia um milhão de euros de recebimentos em atraso

No final de 2017, a câmara de Mirandela “tinha cerca de um milhão de euros de recebimentos em atraso”. 
O tema foi abordado na reunião do executivo, do dia 1 de fevereiro, e consta da ata que foi publicada no site oficial do Município, na semana passada.
Em declarações ao Mensageiro, Júlia Rodrigues denuncia que a autarquia tem cerca de um milhão de euros de recebimentos em atraso e justifica a pouco usual publicitação da listagem dos devedores com aquilo que diz ser “uma obrigação legal de todos os Municípios”.

Fernando Pires
in:mdb.pt

Há cinco vezes mais projetos de empreendedorismo do que dinheiro disponível para investir

A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM) reivindica mais dinheiro destinado a projetos que fomentem o empreendedorismo e a criação de emprego na região, porque o valor dos investimentos apresentado é cinco vezes superior à dotação orçamental disponível, explicou o presidente desta comunidade intermunicipal, Artur Nunes.
A CIM recebeu até ao momento 84 candidaturas no âmbito do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego, cujo montante de investimento ultrapassa largamente a verba disponível. Trata-se de projetos privados, que se traduzem numa intenção de investimento de mais de 7 milhões de euros no território destinado a microempresas e à criação de emprego.

Glória Lopes
in:mdb.pt

Ainda há neve mas Bragança está a regressar à normalidade

A região de Bragança continua hoje coberta por um manto branco, mas está a "regressar à normalidade", segundo a descrição feita ao início da manhã à Lusa pelas autoridades locais.
A informação que tem chegado ao Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) é que "está tudo a funcionar normalmente", prevendo-se que as escolas que, na quarta-feira, encerraram em oito concelhos reabram hoje.

A neve continua a causar alguns constrangimentos, nomeadamente nas ruas da cidade de Bragança e em zonas rurais, mas as vias permitem a circulação automóvel. O Comando Distrital de Bragança da GNR indicou à Lusa que "não há nenhuma estrada cortada", embora continue a haver "alguns condicionalismos".

As autoridades preveem que "a neve ainda vai levar algum tempo a derreter".
Na região de Bragança é ainda visível o manto branco que ficou da neve que caiu durante o dia de terça-feira até à madrugada de quarta-feira, dia de maiores condicionalismos nas estradas que não permitiram o transporte em segurança dos alunos e levaram a que não houvesse aulas em oito concelhos.

Também o Instituto Politécnico de Bragança suspendeu a atividade em todas as escolas superiores de Bragança e Mirandela.A Proteção Civil registou várias quedas de árvores por toda a região e na cidade de Bragança a cobertura de dois parques de estacionamento de dois supermercados cedeu com o peso da neve, danificando 12 viaturas.

SIC Notícias com Agência Lusa

Macedo de Cavaleiros marca presença na BTL

A autarquia de Macedo de Cavaleiros marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). De 28 de fevereiro a 4 de março de 2018, a oferta turística do Geoparque Mundial da Unesco Terras de Cavaleiros estará em destaque neste certame, integrando o stand da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Com o objetivo de fortalecer o Geoparque Mundial da Unesco Terras de Cavaleiros, como um destino turístico único no mundo, onde se concilia a natureza, a cultura, o património e a gastronomia, os técnicos do Geoparque proporcionaram um conhecimento mais profundo do território através de reuniões de negócios, do programa Hosted Buyers, com operadores turísticos nacionais e estrangeiros. 

A BTL decorre na FIL, em Lisboa, e os dias de semana são, totalmente, dedicados aos profissionais do turismo, com a noite de sexta-feira e fim-de-semana dedicados ao público em geral. 

A BTL é entendida como uma oportunidade para promover o potencial turístico junto dos profissionais do setor, mas também junto de milhares de visitantes que anualmente passam pela FIL à procura de novidades pra ferias e momentos de lazer.

Proposta de transmissão em directo das Assembleias Municipais chumbada em Torre de Moncorvo

Uma proposta de transmissão em directo das Assembleias Municipais apresentada pelo Partido Socialista foi chumbada em tTrre de Moncorvo. Ao contrário do que aconteceu em Bragança, a maioria dos deputados que constituem a Assembleia Municipal de Torre de Moncorvo não querem que as sessões sejam transmitida via internet.
No passado dia 26 de Fevereiro de 2018, o PS de Torre de Moncorvo apresentou uma proposta para que as Assembleias Municipais de Torre de Moncorvo fossem transmitidas em directo no site do Município ou em outras plataformas online. 

Segundo os socialistas a "proposta consistiu em inovar nos processos democráticos de funcionamento do órgão de fiscalização municipal, através da transmissão em directo via web das Assembleias Municipais. O Partido Socialista apresentou a proposta de transmitir em directo as assembleias para assim envolver a população do concelho de Torre de Moncorvo nas decisões que são tomadas na Assembleia. Uma vez que vivemos cada vez mais na era da comunicação digital, pretende o Partido Socialista que todas as Assembleias Municipais sejam transmitidas em directo via web para que os munícipes que não se podem deslocar aos Paços do Concelho, possam assistir ou rever as sessões de Assembleia sempre que o entenderem. Desta forma estaremos a cimentar a democracia no nosso concelho e a obter maiores índice de transparência entre eleitos e eleitores", refere um anota de imprensa desta estrutura partidária do concelho de Torre de Moncorvo.

Segundo o Presidente da Concelhia socialista, Luís Lopes, "esta proposta vai no sentido de reforçar a democracia e de envolver todas as pessoas no acompanhamento das decisões da Assembleia Municipal."

As propostas do Partido Socialista foram apresentadas na Assembleia Municipal, tendo sido chumbadas pela maioria PSD/CDS-PP (com uma abstenção do CDS). "Quem ficou a perder foram as pessoas do concelho e aqueles que estão longe e emigrados e que gostam de acompanhar a política local", salientam os socialistas. 

in:noticiasdonordeste.pt

Lei da caça sofre alterações que “vêm trazer mais encargos aos matilheiros”

As matilhas de caça maior e os matilheiros passam a ter de estar registados e a ter, obrigatoriamente, na sua composição 20 cães durante o ato de caça. Também as zonas de caça têm de apresentar um Plano de Ordenamento de Exploração Cinegética no fim de cada período de concessão. Estas são algumas das mudanças à lei da caça aprovada a semana passada.
Obrigações e mais encargos aos caçadores, é desta forma que Artur Cordeiro, Presidente da Associação de Caçadores da 1ª Região Cinegética, descreve as mais recentes alterações.

“As zonas de caça que tiveram a autorização, penso que fim de um período de 10 anos, seriam renovadas automaticamente.

Agora fala-se que é preciso fazer outro plano, e isso representa mais encargos o que não me parece nada bom para as zonas de caça.

O registo das matilhas em si não julgo que traga problemas, não percebo é porque têm de ser 20 cães por matilha em ato de caça e não podem ser 10 ou 15.

Será melhor para uma montaria 10 bons cães do que 20 maus, assim como também penso que os matilheiros terão de ser registados, e isso, de certeza que vai implicar encargos para os matilheiros.”

O Presidente que refere ainda ter pedido ao Ministro da Agricultura durante a sua recente passagem por Macedo de Cavaleiros, melhores condições de fomento cinegético, o que, não se reflecte com as novas leis.

“Eu não vejo que elas tragam nenhum benefício para a caça, aliás, relativamente a isto eu dir-lhe-ia que quando foi a Feira da Caça e do Turismo aqui em Macedo de Cavaleiros na inauguração com a presença do Sr. Ministro da Agricultura, referi três pontos: financiamento das dez organizações da caça, também a diferenciação de taxas e fomento cinegético. O Sr. Ministro achou muito bem mas nada disto me parece que venha nas alterações agora propostas.” 

Medidas que em conjunto com a descoberta de Triquinelose no javali, uma doença parasitária identificada recentemente em animais caçados em algumas  zonas de caça transmontanas, se espera que, no futuro, não venham a afetar a caça maior.

“Espero que não, já tenho dito várias vezes que sou um otimista. Espero que não mas é uma ameaça forte e então com a questão da bactéria, vamos cumprir o que diz o edital mas esperamos que isto tenha um fim, que não caia sobre a caça maior em Trás-os-Montes uma situação que acabe com ela. Para mim é impensável que isso possa acontecer.” 

Ainda no âmbito do exercício da caça, prescinde-se, em alguns processos de caça, da obrigação das armas de fogo serem acondicionadas em estojo ou bolsa, nas deslocações dos caçadores dentro de uma zona de caça.

Escrito por ONDA LIVRE

PS cumpriu o prometido e o Executivo da União das Freguesias foi aprovado

Telmo Afonso viu esta quarta-feira o seu executivo aprovado na Assembleia de freguesia da União das Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo, com 9 votos vaforáveis, três abstenções e sete votos contra.
"Agora é preciso trabalhar, fazer plano de orçamento e atividades, relatório de contas de 2017", disse ao Mensageiro o presidente da maior união de freguesias do distrito de Bragança, eleito em outubro.

A nova concelhia de Bragança do PS tinha prometido viabilizar o executivo social democrata com a abstenção mas, apesar de os socialistas terem quatro elementos eleitos, houve apenas três votos em branco no executivo proposto por Telmo Afonso, inteiramente constituído por elementos da sua lista, pelo que pelo menos um elemento não terá seguido as indicações de André Novo, o presidente da concelhia rosa.

Demissão no PS

No final da Assembleia de Freguesia, Artur Pires, que tinha sido cabeça-de-lista do PS nas autárquicas a esta freguesia, anunciou a demissão do cargo, por se sentir defraudado.

"É exatamente no respeito pela democracia, por aqueles que depositaram a confiança em nós, e na sua defesa intransigente, que sempre me empenhei e me comprometi. Não me movo por lugares ou protagonismos pessoais, mas sim na defesa de um programa, de um ideal e na procura da resolução dos problemas das pessoas. Este é o meu, o nosso propósito.

Entende hoje, o Partido Socialista e aqueles que o dirigem a nível concelhio, que o Partido Socialista deve viabilizar esta Junta sem qualquer tipo de negociação ou compromisso com outras forças Politicas.
Entendo eu, que esta solução defrauda as expectativas criadas por aqueles que em nós depositaram a sua confiança", disse Artur Pires.

O cabeça-de-lista do PS disse ainda que "o Partido Socialista perde uma oportunidade de dar um contributo positivo na condução dos destinos desta União de Freguesias e de acordo com aquilo a que se propôs.

Entendo eu, que esta estratégia resulta num vazio. Entendo eu, que esta decisão dos dirigentes concelhios do Partido Socialista, à margem do entendimento dos elementos do Partido Socialista desta assembleia sobre a solução e estratégia a seguir, revela falta de confiança política naqueles que legitimamente foram eleitos e aqui representam o partido e os seus eleitores.
A minha posição na defesa da estratégia definida e na defesa daqueles que em nós confiaram, fica assim irremediavelmente comprometida.

Eu sou eu e a minha circunstância. Tive a sorte de receber ensinamentos que não me deixam abdicar dos meus princípios e das minhas convicções. As minhas circunstâncias
podem-me moldar a vida, mas não me moldam o carácter. Por tudo isto, não me resta alternativa se não a de pedir a minha demissão de membro desta Assembleia de Freguesia, o que farei oportunamente", anunciou Artur Pires.

José Moreno eleito presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia

Entretanto, procedeu-se, ainda, à eleição da Mesa da Assembleia de Freguesia. José Moreno era o candidato do PSD e foi eleito, ainda com mais votos favoráveis do que o próprio executivo. Foram dez votos no clínico, quatro abstenções e cinco votos contra.

Resolvido o impasse que vigorava desde outubro, Telmo Afonso começa já esta quinta-feira a preparar o plano e orçamento de 2018, que deverá ser votado apenas em abril.

AGR
in:mdb.pt

Região regressa à normalidade após a queda de neve mas há aldeias sem luz

A neve está a derreter aos poucos e o distrito regressa à normalidade após dois dias com mais constrangimentos na circulação automóvel nas estradas da região.
As Escolas de oito concelhos, que ontem não abriram, esta manhã voltaram a funcionar. Esta manhã de quinta-feira já não há estradas cortadas. "Choveu durante a noite o que contribuiu para a neve derreter. Ainda há muita mas não é nada de complicado", explicou João Afonso, comandante operacional distrital da Proteção Civil de Bragança.
A neve dos últimos dois dias criou os constrangimentos "habituais" nestas condições climatéricas "não havendo problemas de maior a registar", acrescentou o comandante.  
Desde ontem que várias aldeias dos concelho de Mogadouro e Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, estão sem energia eléctrica desde ontem à tarde, devido ao mau tempo. Ontem também se verificaram problemas relacionados com falhas de energia em Miranda do Douro, mas segundo uma fonte EDP, em algumas localidades o serviço já foi reposto e ao longo do dia será resposta em outras, mas já há técnicos no terreno a tentar resolver as várias situações.

Glória Lopes
in:mdb.pt

Projeções Cinematográficas em Bragança - MARÇO 2018