segunda-feira, 2 de julho de 2018

Memórias da RTP - 1974-10-05 - O 5 de Outubro em Bragança

Cerimónias comemorativas da implementação da República no dia 5 de Outubro em Bragança
Clica na imagem para aceder ao video

ATENÇÃO, ATENÇÃO - AVISO À POPULAÇÃO - Caros festivaleiros e amantes do Quintanilha Rock

Na presente edição a organização do Quintanilha Rock, em conjunto com a Autoridade Nacional de Proteção Civil do distrito de Bragança, o Município de Bragança, a Junta de Freguesia de Quintanilha, a Guarda Nacional Republicana e os Bombeiros Voluntários de Bragança, implementaram um conjunto de normas de segurança às quais todos estamos sujeitos.

Informamos que o PARKING oficial do Quintanilha Rock será na aldeia de Quintanilha, no campo de futebol e áreas envolventes com capacidade para vos receber a todos. A organização do festival NÂO SE RESPONSABILIZA por qualquer viatura estacionada fora deste perímetro. 
Para o recinto do festival garantimos transfers grátis regulares.

Foi elaborado um plano de segurança que garanta a proteção de todos os festivaleiros e da área envolvente.
NO MAPA EM CIMA está marcado a vermelho junto à praia fluvial um ponto de encontro para onde todos se devem dirigir ordeiramente em caso de emergência.

É PROIBIDO ACENDER FOGUEIRAS – combustão com chama, confinada no espaço e no tempo, para aquecimento, iluminação, confeção de alimentos, proteção e segurança, recreio e outros fins. Coima varia de 800€ a 60000€ 
O uso de camping gás é igualmente proibido – a organização dispõe de assadores a lenha no recinto do festival.

No acesso ao CAMPING é PROIBIDA a entrada de VIDRO 
Pedimos a todos um comportamento cívico e de respeito pela natureza.

Quintanilha Rock 2018

Existe um festival que é teu!

Homem de 20 anos detido em Macedo por posse de bastão extensível

A GNR realizou várias ações de fiscalização rodoviária e vistoria a estabelecimentos de diversão noturna na passada sexta-feira em Macedo.
Foi detido um homem de 20 anos por posse de um bastão extensível tendo sido constituído arguido e sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência. O indivíduo foi notificado para comparecer hoje no Tribunal de Macedo de Cavaleiros.

Na sequência destas ações foram ainda identificadas duas mulheres de nacionalidade estrangeira, com 36 e 38 anos, por permanência ilegal e irregular em território nacional; executaram-se ainda seis autos de contra-ordenação ao código da estrada (um por condução sob a influência de álcool e outro por incumprimento do código de imposto sobre veículos) e foi apreendida uma viatura por circulação em território nacional com matricula francesa, tendo o condutor residência em Portugal.

Escrito por ONDA LIVRE

Macedo que fixar jovens quadros com regresso de formação superior e promoção do empreendedorismo

Macedo de Cavaleiros vai desenvolver o projecto Side Up, um sistema integrado de desenvolvimento económico que vai juntar formação e empreendedorismo, que surge de uma parceria entre a autarquia, associação comercial, Instituto Politécnico de Bragança e a incubadora de empresas BLC3.
O objectivo é, segundo o presidente do município, Benjamim Rodrigues, ajudar a criar dinamismo de forma a fixar população, nomeadamente jovens quadros. “Ao estarmos a fazer isto em intercâmbio e criando cursos que estão directamente ligados aos jovens empresários, estão ligados à criação de start ups, de novas empresas, estamos também a criar condições para que elas se sustentem e consigam manter-se, desta forma ao termos público jovem que vem para cá estudar, estamos a criar condições para fixar os jovens de cá e não só”, avançou.

O projecto foi apresentado este sábado no Simpósio sobre “O impacto do ensino superior na sustentabilidade e o desenvolvimento de territórios de baixa densidade”.

Para já são esperados entre 60 a 80 alunos em 4 a 5 cursos técnicos superiores profissionais.

Uma iniciativa que conta com o apoio da secretaria de estado do ensino superior, tendo estado presente na cerimónia de assinatura destes protocolos a secretária de estado Fernanda Rollo. “É sobretudo uma visão para o futuro, seleccionando em que áreas concretas quer apostar e vai investir, quais os factores positivos de coesão, de desenvolvimento e bem-estar. A partir daí há a percepção de que hoje em dia isso decorre da capacidade dos seus recursos humanos em termos de qualificação e de formação. O protocolo com o IPB é da maior importância”, considera.

A escola de negócios que vai nascer em breve surgiu de uma sugestão dos próprios empresários da região, salientou o vice-presidente do IPB Orlando Rodrigues. “Materializar-se-á sobretudo no desenvolvimento de formações muito orientadas para empresários e não só, mas muito na perspectiva de criar negócios e economia. Pretendemos que se traduza em formações muito inovadoras, e não apenas em formações clássicas. Queremos envolver os empresários e os potenciais criadores de empresas em reflexões conjuntas, que permitam pensar os seus negócios de forma inovadora, criando redes e potenciando estratégias de inovação individuais e conjuntas”, salientou.

A oferta formativa de ensino superior volta já em Setembro a Macedo de Cavaleiros depois da assinatura do protocolo para criação de cursos TESP, que vão funcionar nas instalações do antigo Piaget. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Organização da Feira de São Pedro vai avaliar continuação do modelo de cinco dias

Chegou ao fim a 35ª edição da Feira de São Pedro em Macedo de Cavaleiros. Este ano, o certame contou com apenas cinco dias.
Um novo modelo que vai agora ser analisado consoante a opinião dos envolvidos, explica Rui Fernandes, presidente da Associação Comercial e Industrial de Macedo, entidade organizadora da feira.

“Todas as decisões são sempre passíveis de serem boas ou más. O modelo de oito dias, que era executado há 24 anos, este ano foi mudado e reduzido para cinco. Mas é sempre discutível. Há pessoas que queriam continuar na mesma porque assim teríamos dois fins-de-semana. Por sua vez, há quem diga que é melhor assim porque dá menos despesa aos expositores e torna-se menos cansativo para os locais. Estamos a fazer um questionário a expositores e visitantes para perceber o feedback. Mas o compromisso da Associação Comercial e da Câmara Municipal é fazer o melhor para a localidade”, referiu.

Para Benjamim Rodrigues, autarca macedense, a feira termina com um balanço positivo.

Quanto ao dinheiro investido pela câmara, que foi a financiadora do certame, Benjamim Rodrigues confessa que o investimento ascendeu aos 80 mil euros previstos.

“Os 80 mil foram na altura apontados como valor base, mas o investimento ascendeu essa valor num montante de cerca de 10 mil euros a mais. O esforço financeiro feito pela autarquia é relativo. Claro que todo o dinheiro que pudermos poupar é sempre positivo. É óbvio que estamos a fazer um esforço grande para que conseguirmos compensar o desequilíbrio orçamental, no entanto, há sempre gastos que não podemos deixar de fazer e este é um deles, e menos que isto é impossível.

A feira correu bem, o balanço é muito positivo. Penso que, apesar de tudo, conseguimos fazer uma feira interessante, com muita adesão, muitos visitantes e sem grandes gastos, que é aquilo que pretendemos”, referiu.

Do lado dos expositores, as opiniões dividem-se. Há quem tenha tido sorte no negócio mas há também quem considere que este ano o certame foi “mais fraco”. 

Escrito por Rádio Onda Livre (CIR)

"Bragança é Moda" saiu à rua com mais lojas aderentes

As mais recentes colecções de roupa saíram à rua na passada sexta-feira para mais uma edição do “Bragança é Moda”.
O desfile, na praça da Sé, envolveu 16 lojas nesta edição, um aumento na adesão segundo a presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança, Maria João Rodrigues. “Este ano tivemos ainda mais lojas a participar que nos anos anteriores e temos muita gente a desfilar, gente da nossa terra. E penso que é um sucesso. É uma oportunidade que os prontos-a-vestir têm para mostrar a sua roupa”

Para os comerciantes que participam esta é uma boa oportunidade de mostrarem as colecções e de se aproximarem dos clientes. Cândida Roque, da loja Mareva, acredita que “é sempre importante, é uma mais-valia, porque as lojas dão a conhecer os produtos” e refere que “é uma forma de publicitar a loja”.

Cerca de 160 manequins desfilaram na praça da Sé para mostrar a oferta da maioria das lojas de roupa do comércio tradicional. Este ano o tema do Bragança é Moda foi o multiculturalismo. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Saberes Culinários - Iscas de Bacalhau e Pataniscas de Bacalhau

ISCAS DE BACALHAU
Bacalhau; Azeite; Alho; Ovos; Farinha; Pimenta. Depois de bem demolhado, escorre‑se e corta‑se o bacalhau em iscas finas. Tempera‑se com alho e pimenta. Passam‑se as iscas por um polme de ovo e farinha e fritam‑se em azeite.
Receita cedida pelo Sr. Luís Augusto da Silva

PATANISCAS DE BACALHAU
Bacalhau; Farinha; Cebola; Azeite; Salsa. Coze‑se o bacalhau e guarda‑se a água.
Deixa‑se amornar água junta‑se a farinha até fazer um polme que dê para fritar. A esta mistura acrescenta‑se cebola picadinha, bacalhau em lascas finas e bocadinhos de ovo se houver.
Fritam‑se em azeite. Fazem‑se as pataniscas com as colheres maiores usadas para tirar a comida das travessas. Comem‑se como merenda levando‑as para qualquer lado, mas também, servem de refeição acompanhadas com arroz de tomate.
Receita cedida pela Sr.ª Dona Olga Mariz

Carta Gastronómica de Bragança
Autor: Armando Fernandes
Publicação da Câmara Municipal de Bragança


Festa da História 2018 - BRAGANÇA

Vila Flor tem APP Mobil de visitação e informação do concelho

Uma aplicação desenhada para smartphones, que faculta toda a informação a quem visita e a quem vive no concelho.
Para quem visita Vila Flor a app disponibiliza informação detalhada, com imagem, descrição, contactos, georeferenciação e até Realidade Aumentada, sobre os locais de maior interesse patrimonial do município, (património, miradouros, espaços de lazer, etc.); Alojamento e restauração, serviços (desde serviços de saúde à simples indicação da localização dos multibancos), Freguesias (com descrição detalhada sobre património, gastronomia actividades económicas, artesanato, etc.) a Agenda do município, com informação de todas as atividades programadas e um espaço multimédia, com galeria de imagens, vídeos e notícias.

Para além de tudo isto a Aplicação permite ao município enviar notificações aos utilizadores, com informação diversa.

A Realidade Aumentada (RA), dá ao utilizador a real noção do espaço, indicando-lhe, a partir da sua localização, o que existe de interessante em cada direcção. É necessário ativar no Smartphone o GPS (para que a aplicação possa apresentar resultados reais).

É sempre a partir da localização do utilizador que a Aplicação ordena e apresenta os resultados.

A aplicação é gratuita, para aceder basta ir à Play Store ou App Store, dos respectivos smartphones e descarregar. Uma vez instalada, e permitindo que a aplicação envie notificações, o utilizador passa a estar sempre informado de tudo o que acontece no município.

Esta é uma ferramenta útil para os turistas, que de forma simples e fácil têm acesso a informação fidedigna que lhes pode garantir uma experiência mais enriquecedora no concelho mas também para os residentes, que ficam com acesso a uma ferramenta que lhes permite acompanhar as actividades do município e até, porque não, olhar com mais interesse para o património local, conhecer melhor todas as freguesias, ter os contactos diretos dos mais diversos serviços e acompanhar as notícias da terra.

Revista Raízes

Agenda de Verão - JULHO - Mirandela

Mapa da Unidade Móvel de Saúde de Julho de 2018 - Torre de Moncorvo

VI Gala do Desporto, dia 11 de Julho, às 21:30h no Auditório Municipal

Exibição de Danças de Salão da "Escola PédeDança" de Braga, dia 12 de Julho pelas 21:30h, no Largo D. João III

Tango Argentino de Zamora, dia 14 de Julho, pelas 21.30h no Largo D. João III

domingo, 1 de julho de 2018

TAL COMO TU

Por: Maria da Conceição Marques
(colaboradora do "Memórias...e outras coisas..."
Choro, rio e sonho
Sou feita de carne e osso
Sou feliz e também sofro.
Tenho fome de afecto e amor
Sede de carinho e paixão.
Tal como tu…
Sou chuva morna de verão
Sou rosa a desfolhar…
Sou pedra fria no chão
Raio de sol a brilhar!
Tal como tu…
Creio e duvido de Deus…
Rezo e blasfemo
Conheço a negra andorinha
que regressa na primavera
na poeira densa que encerra
o segredo onde se aninha.
Tal como tu…
Sou mel, a saborear
Sou pólvora a rebentar
Sou bailado no vazio…
Inquietude das horas…
Valsa da meia-noite!
Um par de pernas, perfeito
Num rodopio imperfeito 
Num determinado conceito
Do pretérito mais que perfeito
De uma chaga aberta no peito.
Tal como tu…

Maria da Conceição Marques, natural e residente em Bragança.
Desde cedo comecei a escrever, mas o lugar de esposa e mãe ocupou a minha vida.
Os meus manuscritos ao longo de muitos anos, foram-se perdendo no tempo, entre várias circunstâncias da vida e algumas mudanças de habitação.


Participei nas colectâneas:
POEMA-ME
POETAS DE HOJE
SONS DE POETAS
A LAGOA E A POESIA
A LAGOA O MAR E EU
PALAVRAS DE VELUDO
APENAS SAUDADE
UM GRITO À POBREZA
CONTAS-ME UMA HISTÓRIA
RETRATO DE MIM.
ECLÉTICA I
ECLÉTICA II
5 SENTIDOS
REUNIR ESCRITAS É POSSÍVEL – Projecto da Academia de Letras Infanto-Juvenil de São Bento do Sul, Estado de Santa Catarina
Livros editados:
-O ROSEIRAL DOS SENTIDOS
-SUSPIROS LUNARES
-DELÍRIOS DE UMA PAIXÃO
-ENTRE CÉU E O MAR
-UMA ETERNA MARGARIDA

Clientes pedem cortes de cabelo idênticos aos dos jogadores da seleção

Os penteados dos jogadores da seleção estão a ser copiados por muitos jovens.
A SIC visitou uma barbearia, em Bragança, onde pai e filho dividem a clientela. 
O mais velho encarrega-se dos penteados clássicos e o mais novo acompanha a moda.
Clica na imagem para aceder ao video

IPB organiza Escola de Verão & Simpósio de Dupla Diplomação 2018 Bragança, 3-6 julho 2018

No âmbito da plataforma internacional de dupla diplomação, que junta o Instituto Politécnico de Bragança e várias instituições de ensino superior estrangeiras para a mobilidade internacional de estudantes com atribuição de duplo diploma, o IPB promove, de 3 a 6 de julho, a Escola de Verão & Simpósio de Dupla Diplomação 2018 - DD 2018 .
Com um programa variado, a DD 2018 pretende ser um encontro multidisciplinar e multicultural, decorrendo em ambiente de convívio informal, cujo objetivo central é o de congregar estudantes, professores e investigadores, do IPB e das IES parceiras, em torno de objetivos científicos e pedagógicos comuns. 

Entre esses objetivos constam a apresentação e divulgação de trabalhos científicos e resultados já alcançados pelas equipas interinstitucionais, o fomento de técnicas atuais de apresentação de trabalhos científicos e a valorização científica e pedagógica em torno de novos domínios do conhecimento no contexto da Tecnologia e da Inovação. 

Iniciado em 2014, a plataforma internacional de dupla diplomação já envolveu 11 países parceiros (de fora da União Europeia), 22 instituições de ensino superior, 351 estudantes e 158 professores recebidos. 

A DD2018 contará com as apresentações orais de 82 estudantes internacionais em dupla diplomação no IPB, bem como a participação de 16 professores internacionais convidados. 

A Cerimónia de Abertura da DD 2018 decorrerá na próxima terça-feira, dia 3 de julho, pelas 9:00, no Auditório Alcínio Miguel da Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

Torre de Moncorvo recebeu o IV Encontro de História e Cultura Judaica

Nos dias 22 e 23 de junho, decorreu na Biblioteca Municipal, o IV Encontro de História e Cultura Judaicas.
Esta quarta edição, contou com vários oradores bastante conceituados, do qual fez parte António Assis, Carlos Eduardo de Almeida Barata, Fernando Rosas, Guilherme Maia de Loureiro, Luís Reis Torgal e Norberto Cunha.

Esta iniciativa contou com a presença dos Coordenadores Científicos, Adília Fernandes e Adriano Vasco Rodrigues e o Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves.

No decorrer do encontro tiveram lugar várias comunicações sobre a temática, entre elas “Isaac Cardoso – Refutação das calúnias contra os hebreus” do Professor Norberto Cunha, “Cristão-novo – racismo ou heresia?” do Dr. António Assis, “Um mártir cristão-novo na Restauração – Manuel Fernandes Vila Real (1608- 1652)” do Professor Luís Reis Torgal, “Memória Histórica e Geográfica dos Cristãos-novos no povoamento do Brasil: migração, interiorização e dispersão” do Dr. Carlos Eduardo de Almeida Barata, “Os Judeus e a Inquisição em Portugal” do Professor Fernando Rosas e “O moncorvense Francisco Botelho de Morais e a importância da crítica das fontes de Genealogia Sefardita.”, do Dr. Guilherme Maia de Loureiro.

O Município de Torre de Moncorvo, pretendeu trocar conceitos sobre a cultura judaica, promovendo o conhecimento sobre esta importante cultura e divulgando a forte herança judaica existente no concelho. Realizou-se uma visita à Judiaria em Torre de Moncorvo e a vários monumentos do centro histórico, que foi um enorme sucesso, cativando os participantes.

A organização foi da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo com o apoio da Coordenação Científica.

in:noticiasdonordeste.pt

Lucrecia Dalt atua em Bragança

A compositora Colombiana Lucrecia Dalt visita Bragança para apresentar o seu mais recente aclamado “Anticlines” no Museu do Abade de Baçal.
Natural da Colômbia, Lucrecia Dalt é produtora e dedica-se, enquanto artista, a uma pop surrealista. 
As suas produções registam os movimentos do tempo geológico, com convulsões e explosões, conscientemente processando tensões e distúrbios através de uma combinação de sons acústicos e eletrónicos.
 Para ouvir a sua música, tem de se estar preparado para fazer uma viagem tão real quanto o próprio som. 
Evocativa do universo de Laurie Anderson, protegé de Nicholas Jaar, aceite-se o convite de imersão electrónica, par a par com uma voz que sussurra, confidencia e embala. 

Na preparação dos espetáculos de apresentação de “Anticlines”, o seu mais recente trabalho, Lucrecia Dalt planeou uma representação em que pretende alcançar “gestos que criem tensões com objetos que não existem” com o intuito de “oferecer ao espectador uma experiência de meditação ou de identificação com as ideias e problemas apresentados”, fazendo adivinhar um espetáculo que imperdível! 


Quando: Dia 4 de Julho 2018
Hora: 21h30
Onde: Museu Abade de Baçal
Entrada: 5€

Centro de Arte de Bragança celebra dez anos com inéditos, retrospectiva e colecção própria

O Centro de Arte Contemporânea Graça Morais (CACGM), em Bragança, completa este sábado dez anos, e assinala a data abrindo novas exposições de inéditos da pintora transmontana, uma retrospectiva da década e a apresentação da colecção própria com obras de vários artistas.
Júlio Pomar e Graça Morais no CACGM
No espaço cultural instalado num edifício histórico, remodelado pelo arquitecto Eduardo Souto de Moura, está tudo a postos para as comemorações da década, que se prolongarão até Outubro, e incluem também concertos no jardim, conversas, conferências e a apresentação de dois catálogos retrospectivos: um com as 22 exposições de Graça Morais e outro com todas as exposições temporárias realizadas.

Em entrevista à Lusa, o director do CACGM?, Jorge da Costa, destacou, "em particular, as duas grandes exposições que estão a ser preparadas", a inaugurar em breve. Numa delas, intitulada Humanidades, a pintora Graça Morais vai apresentar 80 obras inéditas, para assinalar este décimo aniversário.

"São obras novas que vão fazer um diálogo com obras mais antigas, nomeadamente de 1982 até 1996, mas sobretudo são 80 pinturas e desenhos sobre papel que foram feitos de propósito a pensar serem expostas, pela primeira vez, aqui em Bragança", contou à Lusa a pintora Graça Morais.

De Bragança para Lisboa

Depois de Bragança, onde ficará até 24 de Fevereiro de 2019, esta exposição irá seguir para o Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, em Lisboa. A mostra tem a ver com "as grandes preocupações" da pintora com "os tempos inquietantes" que vive a Humanidade.

A maior parte dos desenhos e pinturas "são de pequenino formato, muito intimistas". "Não é uma pintura do espectáculo. Não são desenhos que as pessoas olhem pela sua grandiosidade, porque caem em cima delas. [Mas] esta pintura vai tocar de certeza as pessoas", acredita a pintora.

Depois de dez anos a mostrar, em Bragança, as obras que foi realizando ao longo da sua carreira artística, Graça Morais não quis agora "continuar a escolher obras que já foram expostas". "Queria ultrapassar-me a mim mesma", afirmou a pintora natural de Trás-os-Montes, da aldeia do Vieiro, em Vila Flor.

Dez anos, trinta artistas

A segunda exposição preparada para o 10.º aniversário do CACGM "é uma espécie de retrospectiva de todas as exposições individuais que aqui foram apresentadas, de artistas portugueses, estrangeiros, de várias gerações", indicou o director Jorge da Costa.

Nesta mostra, vão estar representados 30 artistas que passaram por este espaço cultural, desde Paula Rego, Júlio Pomar, Ana Vieira, Alberto Carneiro a Pedro Calapez e Julião Sarmento, entre outros.

Simultaneamente, o Centro de Arte Contemporânea de Bragança vai mostrar, pela primeira vez, a colecção de arte própria, resultado de um acervo que foi somando ao longo dos dez anos, com doações dos artistas que por ali passaram e outras por instituições.

A colecção começou com a doação, ainda antes de o centro abrir ao público, de 50 obras pela pintora Graça Morais. A par dela, grande parte dos artistas que aqui fizeram exposições foram também doando obras e, "hoje, a colecção já é significativa", com "todas as linguagens representadas, desde pintura, desenho, vídeo, instalação, fotografia", nota Jorge da Costa.

É uma colecção muito heterogénea, acrescenta o director do CACGM, "porque tem, de facto, não só artistas portugueses e estrangeiros, mas tem também artistas das várias gerações". "E uma das coisas extraordinárias também desta colecção é que grande parte das obras, e apesar de estarmos a falar de grandes nomes da arte contemporânea portuguesa, a maior parte delas foram criadas já no século XXI, são contemporâneas, no fundo, deste centro de arte ", diz ainda Jorge da Costa.

Entre as iniciativas programadas para comemorar os dez anos, o Centro de Arte Contemporânea de Bragança vai colocar no jardim do edifício uma nova instalação que "tem uma dimensão monumental, para que as pessoas vivam o espaço na sua totalidade".

A temporada que se segue, em Novembro, traz novidades com um novo projecto nacional, o Gulbenkian Itinerante, que envolve a colecção da fundação e cinco museus do país, a começar no centro de arte transmontano.

Agência Lusa