Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Manual de Boas Práticas em Espaços Verdes

Concepção e instalação de espaços verdes:

Os espaços verdes são concebidos para cumprirem determinados objectivos gerais e particulares considerando as condições físicas em que vão ser instalados e mantidos. Neste capítulo são revistos os aspectos fundamentais a ponderar no processo de concepção dos espaços verdes, incluindo factores económicos, ambientais, sociais e estéticos.
O sucesso dos espaços verdes depende em grande medida de factores ambientais locais, como o solo e a água, porque estes influenciam directamente o estabelecimento e o crescimento das plantas seleccionadas para constituírem a essência desses lugares. São, por esse motivo,desenvolvidos neste capítulo os temas da preparação do solo, rega, drenagem e a selecção e instalação de relvados e de árvores, arbustos e herbáceas. À medida que se expandem para áreas naturais, as cidades podem passar a incorporar alguns dos elementos originais dessas áreas que funcionarão no futuro como espaços verdes.
É apresentado, por isso, neste capítulo um conjunto de indicações muito valiosas quanto à preservação de árvores em locais de construção. Serão finalmente abordadas opções de utilização de materiais inertes, mobiliário, pavimentos e outros elementos.
O sucesso dos espaços verdes depende em grande medida de factores ambientais áreas naturais, as cidades podem passar a incorporar alguns dos elementos originais dessas áreas que funcionarão no futuro como espaços verdes.
É apresentado, por isso, neste capítulo um conjunto de indicações muito valiosas quanto à preservação de árvores em locais de construção. Serão finalmente abordadas opções de utilização de materiais inertes, mobiliário, pavimentos e outros elementos. dos espaços verdes, incluindo factores económicos, ambientais, sociais e estéticos.locais, como o solo e a água, porque estes influenciam directamente

Manutenção e gestão.

Uma vez instalados, os espaços verdes necessitam de um conjunto de cuidados, permanentes ou temporários, destinados a manter as suas estruturas e funções. Estes cuidados consistem em práticas diversas, aplicadas principalmente a árvores, arbustos e relvados, de forma a assegurar a sua vitalidade e sanidade bem como outros aspectos relevantes, designadamente elementos estéticos.
Incluem-se neste capítulo de manutenção e gestão as práticas ligadas à fertilização, rega e drenagem, podas de árvores e arbustos, manutenção de relvados e protecção de árvores contra agentes nocivos. Uma vez que existem riscos associados à manutenção de árvores de grande porte em espaços urbanos, particularmente das mais debilitadas, dedica-se um sub-capítulo à sua minimização.
Outros aspectos fundamentais da gestão de espaços verdes são a manutenção de corredores ripícolas nas cidades, elementos essenciais da sua estrutura e funcionamento, o destino a dar aos materiais resultantes das práticas de manutenção, nomeadamente os resíduos de podas e dos corte de relva, e as regras de limpeza e segurança dos espaços verdes.
São ainda descritos os métodos seguidos na complexa tarefa de recolha, análise de utilização de quantidades muito elevadas de informação relativa aos espaços verdes e aos seus elementos constituintes. tão as práticas ligadas à fertilização, rega e drenagem, podas de árvores e arbustos, manutenção ripícolas nas cidades, elementos essenciais da sua estrutura e funcionamento, o destino a dar aos materiais resultantes das práticas de manutenção, nomeadamente os resíduos de podas e dos corte de relva, e as regras de limpeza e segurança dos espaços verdes.
São ainda descritos os métodos seguidos na complexa tarefa de recolha, análise de utilização de quantidades muito elevadas de informação relativa elementos estéticos.
Incluem-se neste capítulo de manutenção e gestão de relvados e protecção de árvores contra agentes nocivos. Finalmente, dedica-se atenção ao envolvimento e participação da população na gestão dos espaços verdes porque estes só fazem sentido se considerados em conjunto com os seus utilizadores que podem desempenhar um papel fundamental na sua gestão e na sua manutenção nas melhores condições.

Faz o Download dos ficheiros em: http://www.cm-braganca.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=45451

Sem comentários:

Enviar um comentário