Concepção e instalação de espaços verdes:
Os espaços verdes são concebidos para cumprirem determinados objectivos gerais e particulares considerando as condições físicas em que vão ser instalados e mantidos. Neste capítulo são revistos os aspectos fundamentais a ponderar no processo de concepção dos espaços verdes, incluindo factores económicos, ambientais, sociais e estéticos.
O sucesso dos espaços verdes depende em grande medida de factores ambientais locais, como o solo e a água, porque estes influenciam directamente o estabelecimento e o crescimento das plantas seleccionadas para constituírem a essência desses lugares. São, por esse motivo,desenvolvidos neste capítulo os temas da preparação do solo, rega, drenagem e a selecção e instalação de relvados e de árvores, arbustos e herbáceas. À medida que se expandem para áreas naturais, as cidades podem passar a incorporar alguns dos elementos originais dessas áreas que funcionarão no futuro como espaços verdes.
É apresentado, por isso, neste capítulo um conjunto de indicações muito valiosas quanto à preservação de árvores em locais de construção. Serão finalmente abordadas opções de utilização de materiais inertes, mobiliário, pavimentos e outros elementos.
O sucesso dos espaços verdes depende em grande medida de factores ambientais áreas naturais, as cidades podem passar a incorporar alguns dos elementos originais dessas áreas que funcionarão no futuro como espaços verdes.
É apresentado, por isso, neste capítulo um conjunto de indicações muito valiosas quanto à preservação de árvores em locais de construção. Serão finalmente abordadas opções de utilização de materiais inertes, mobiliário, pavimentos e outros elementos. dos espaços verdes, incluindo factores económicos, ambientais, sociais e estéticos.locais, como o solo e a água, porque estes influenciam directamente
Manutenção e gestão.
Uma vez instalados, os espaços verdes necessitam de um conjunto de cuidados, permanentes ou temporários, destinados a manter as suas estruturas e funções. Estes cuidados consistem em práticas diversas, aplicadas principalmente a árvores, arbustos e relvados, de forma a assegurar a sua vitalidade e sanidade bem como outros aspectos relevantes, designadamente elementos estéticos.
Incluem-se neste capítulo de manutenção e gestão as práticas ligadas à fertilização, rega e drenagem, podas de árvores e arbustos, manutenção de relvados e protecção de árvores contra agentes nocivos. Uma vez que existem riscos associados à manutenção de árvores de grande porte em espaços urbanos, particularmente das mais debilitadas, dedica-se um sub-capítulo à sua minimização.
Outros aspectos fundamentais da gestão de espaços verdes são a manutenção de corredores ripícolas nas cidades, elementos essenciais da sua estrutura e funcionamento, o destino a dar aos materiais resultantes das práticas de manutenção, nomeadamente os resíduos de podas e dos corte de relva, e as regras de limpeza e segurança dos espaços verdes.
São ainda descritos os métodos seguidos na complexa tarefa de recolha, análise de utilização de quantidades muito elevadas de informação relativa aos espaços verdes e aos seus elementos constituintes. tão as práticas ligadas à fertilização, rega e drenagem, podas de árvores e arbustos, manutenção ripícolas nas cidades, elementos essenciais da sua estrutura e funcionamento, o destino a dar aos materiais resultantes das práticas de manutenção, nomeadamente os resíduos de podas e dos corte de relva, e as regras de limpeza e segurança dos espaços verdes.
São ainda descritos os métodos seguidos na complexa tarefa de recolha, análise de utilização de quantidades muito elevadas de informação relativa elementos estéticos.
Incluem-se neste capítulo de manutenção e gestão de relvados e protecção de árvores contra agentes nocivos. Finalmente, dedica-se atenção ao envolvimento e participação da população na gestão dos espaços verdes porque estes só fazem sentido se considerados em conjunto com os seus utilizadores que podem desempenhar um papel fundamental na sua gestão e na sua manutenção nas melhores condições.
Faz o Download dos ficheiros em: http://www.cm-braganca.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=45451
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário