Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Moimenta mais perto de Espanha

A aldeia da Moimenta, no concelho de Vinhais, está mais perto dos povos espanhóis de Hermisende e Castromil. Este sábado foi inaugurada a estrada fronteiriça que vai permitir à população deslocar-se com mais comodidade e segurança à vizinha Espanha.  São cerca de 2,5 quilómetros de alcatrão que para o presidente da Junta da Moimenta, Duarte Pires, vão melhorar a qualidade de vida das pessoas da freguesia e até do concelho de Vinhais.“É muito importante, quer seja para a ligação entre a Moimenta e as aldeias fronteiriças do Ayuntamiento de Hermisende e não só e para a ligação à Autovia das Rias Baixas. É importante para a agricultura, porque há naquela zona muitos campos agrícolas que agora ficam bem servidos em termos de acessibilidades e é para a pedreira que passa a meio quilómetro e pode fazer sair de lá com mais facilidade os materiais”, salienta o presidente da Junta. A população mostra-se satisfeita com a nova estrada. Arménio Gaspar e Alberto Neves realçam a importância da estrada para quem se desloca ao outro lado da fronteira e recordam os tempos em que o contrabando era feito por aquele caminho em terra batida.“Tem muita importância, não só para os lavradores e para irmos para Espanha que é aqui pertinho. Antigamente íamos de noite. Nós tínhamos muito café e passávamo-lo para Espanha ás costas”, conta Arménio Gaspar.“Para a Moimenta é a melhor coisa que pode haver. Andávamos aqui a gerir pó todos os dias quando queríamos ir visitar nuestros hermanos e agora vamos em estrada alcatroada”, realça Alberto Neves.A melhoria das estradas do concelho é uma aposta da Câmara de Vinhais. Américo Pereira salienta que o município está a fazer um investimento de cerca de 3 milhões de euros na requalificação das acessibilidades do concelho.“A maior parte das estradas estão a ser intervencionadas a nível de pavimentação, sinalização horizontal e sinalização vertical sendo certo que há duas delas, que é a chamada estrada Sobreiró- Trincheiras e Salgueiros-Santalha que vai sofrer uma intervenção de fundo, porque aquelas estradas têm mais de 50 anos e nunca foram intervencionadas”, salienta o edil.Com a inauguração deste troço na aldeia da Moimenta, o concelho de Vinhais fica mais próximo da Autovia das Rias Baixas. A estrada custou 190 mil euros, comparticipados em 70 por cento por fundos comunitários.
Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário