A exposição fotográfica “Rostos Transmontanos” de Paulo Patoleia vai estar patente ao público no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros a partir do dia 17 de Setembro.
Depois de Torre de Moncorvo, onde a exposição teve a sua estreia pública, Macedo é a segunda localidade da região a receber “Rostos Transmontanos”.
A exposição tem andado pelo país e muito recentemente esteve em Espanha, onde foi objecto de interesse generalizado por parte dos visitantes e dos órgão de comunicação social, incluindo a TVE que sobre a mesma realizou uma reportagem.
Paulo Patoleia fotografa rostos. Rostos de gente simples, de gente digna. Pela objectiva do fotógrafo transmontano entra a alma do seu povo. A essência antiga de um povo resistente, envelhecido, simples e humano.
O fotógrafo tem uma predilecção especial em fotografar as “franjas sociais” que habitam na região e, à semelhança de Pierre Gonnord, onde os outros vêem pobres, Patoleia vê e eterniza através das suas fotos a pureza e a simplicidade da dignidade humana do seu povo. E é nessa busca da dignidade de um povo que o fotógrafo capta sentimentos e expressões que constituem verdadeiros documentos antropológicos.
Nas fotografias de Paulo Patoleia surgem-nos pinceladas de uma estética realista que transformam o seu autor num dos mais interessantes retratistas da região transmontana. “Rostos Transmontanos” é uma exposição a não perder no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros a partir do próximo dia 17 de Setembro.
in:noticiasdonordesteultimas.blogspot.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário