Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Intercéltico estimula economia em Sendim

Um impulsionador económico.
É assim que os habitantes da vila de Sendim vêem o Festival Intercéltico que começa hoje naquela vila.Um evento anual que atrai milhares de pessoas ao Planalto Mirandês.  António Carção e Graciano Paulo consideram que este festival além de ser um suporte económico da região, é um congregar de relações humanas, culturas e tradições. “Quando um evento numa zona do interior já por si desertificada, consegue trazer pessoas e levar o nome desta região, acho que é fundamental e não se pode perder” refere Graciano Paulo, acrescentando que “nos resta a nossa cultura, tradições, as nossas raízes, pois é isto que mantem uma terra viva”.
Por seu lado, António Carção, diz que “isto é a promoção de uma terra, de forma a divulgar a sua cultura e todas as suas potencialidades, nas vertentes sociais, económicas, pessoais, formam-se amizades que perduram no futuro” afirma, frisando que “é um evento que transforma esta terra em muito mais que uma simples terra do interior. Sendim é o epicentro, mas depois dinamiza todo o Planalto Mirandês e inclusive o distrito de Bragança”, e destaca “a envolvência total com que a população desde a primeira hora apadrinhou este grande evento”. Isabel Delgado e Isidro Afonso, empresários da restauração dizem que gente é sinónimo de dinheiro. “Faz-se mais negócio, sempre se vende mais, em todos os ramos de negócio, se há gente já se vende”', refere Isabel Delgado. Isidro Afonso acrescenta que “sem dúvida que o festival traz mais gente a Sendim, em termos de dormidas.
Estamos cheios nestes dois dias e ao haver mais gente há mais dinheiro e sem dúvida que o progresso será melhor”'. A taberna dos Celtas regressa este ano ao festival. O presidente da junta de freguesia refere que é um evento que não se pode perder.“Há um grande fluxo de pessoas que nos visitam nestes dias, que vem conhecer o Nordeste Transmontano, uns ficam nos hotéis, outros nos parques de campismo e é uma mais valia” sustenta. Aquilino Ginjo, refere ainda que “este ano há a taberna dos celtas, o ano passado não se fez, é um festival que não deve acabar e o qual a junta de freguesia vai continuar a apoiar”. A XII edição do Festival Intercéltico decorre hoje e amanhã em Sendim.
Escrito por CIR

Sem comentários:

Enviar um comentário