Cerca de duas dezenas de pais e encarregados de educação manifestaram-se hoje em frente ao Centro Escolar da Sé para exigir a abertura de quatro turmas do 1º ano. No próximo ano lectivo só estão previstas duas salas para as crianças do 1º ano, mas os pais não se conformam com esta decisão da Direcção Regional de Educação do Norte. Neste momento já estão inscritas 81 crianças no Centro Escolar da Sé, mas só haverá vagas para 40 novos alunos. Ilda Cavaleiro é avó de uma criança de seis anos e mora a cerca de 100 metros do Centro Escolar da Sé. A Encarregada de Educação garante que se a neta não tiver vaga na Sé não vai estudar para outra escola.“Moro a 100 metros da escola e trabalho praticamente a outros 100 metros. A mim dá-me jeito trazer a minha menina à escola para depois seguir para o meu trabalho e depois quando eu sair à noite levá-la para casa. Se não for assim como faço? Ir para o Centro Escolar de Santa Maria está fora de questão, se não ficar aqui não vai para escola nenhuma”, garante Ilda Cavaleiro.Há pais que têm filhos a estudar noutros níveis de ensino na escola Paulo Quintela e não aceitam deslocar-se a outras escolas para deixar as crianças. Ângela Paulo e Ilda Cavaleiro afirmam que vão lutar até ao fim para matricular os filhos no Centro Escolar da Sé.“A minha filha já esteve aqui o ano passado no centro escolar, na pré-primária e agora é uma incógnita se realmente fica na primária. O irmão está aqui ao lado e não pode ser ir cada um para seu lado”, afirma Ângela Paulo.
Ilda Cavaleiro afirma que está na lei que pode escolher a escola para matricular a filha e vai lutar por esse direito até ao fim.Os encarregados de educação assinaram um documento que vão fazer chegar ao Ministério da Educação, para que abram quatro turmas do 1º ano no Centro Escolar da Sé.
O director do Agrupamento Paulo Quintela está do lado dos pais. Luís Freitas considera que a escola reúne condições para a abertura de mais duas turmas do 1º ano.
A Brigantia contactou a Direcção Regional de Educação do Norte, que confirma que no próximo ano lectivo só vão abrir duas turmas do 1º ano.Fonte da DREN adiantou que o Centro Escolar da Sé já está lotado com as 10 turmas que vão abrir no próximo ano e garante que não se justifica a abertura de mais duas turmas do 1º ano, dada a proximidade do Centro Escolar de Santa Maria, que tem condições para receber as crianças.
A DREN informa, ainda, que as salas que estão vagas no Centro Escolar da Sé são destinadas ao ensino especial e a actividades complementares.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário