O secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social inaugurou na quinta-feira o novo Centro Escolar de Mogadouro (CEM), equipamento que corresponde a um investimento de 2,3 milhões de euros, financiados pelo QREN em 70 por cento.
“É um equipamento bem organizado. Não me parece que se tenha recorrido a materiais muito caros para a sua construção. Portanto, trata-se de um equipamento que tem qualidade, sem ter luxos”, observou Marco António Costa.
O novo equipamento vem substituir um degradado imóvel, onde ao longo de mais de 30 anos funcionaram as escolas do primeiro ciclo da sede de concelho.
Trata-se de um equipamento moderno, dotado dos mais “avançados” meios didáticos ao dispor de alunos e professores.
Por seu lado, o presidente da Câmara de Mogadouro considerou que, no passado, a Direcção Regional de Educação do Norte “não teve visão estratégica”, por não deixar juntar o pré-primário, primeiro e segundo ciclos do ensino no mesmo equipamento.
“Com a junção do vários graus de ensino até ao segundo ciclo haveria uma maior entrosamento dos alunos e menores custos de manutenção dos edifícios escolares. Essa junção permitiria uma economia de um milhão de euros”, considerou Moraes Machado.
O novo centro escolar está dotado de 20 salas de aulas e tem capacidade para 480 alunos do ensino pré-primário e do primeiro ciclo, sendo que, de momento, é frequentado por 260 alunos.
O novo centro escolar está dotado de cantina, auditório, biblioteca e polidesportivo, permitindo desta forma responder às necessidades de professores e alunos do concelho de Mogadouro.
in:rba.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário