Foi o dia da despedida.Este sábado a população disse “Adeus” ao local onde há dezenas de anos é celebrada a romaria do Santo Antão da Barca, em Alfândega da Fé.O espaço vai ficar submerso pela Barragem do Baixo Sabor, que está a ser construída.Mas já está projectado um novo santuário nas imediações. A actual capela vai ser trasladada na integra para o novo local onde haverá também equipamentos de apoio.Tudo pago pela EDP que já tem o projecto concluído.“A EDP entregou nestes últimos dias os projectos dos vários edifícios com base num local que estava pré-determinado e que foi escolhido em articulação com a confraria” adianta Lopes dos Santos da EDP-Produção, acrescentando que “entretanto foram feitas as primeiras negociações os terrenos. Logo que os projectos sejam aprovados estamos em condições para iniciar os trabalhos e prevemos fazê-lo ainda durante este mês”. O projecto estava exposto este sábado no recinto do santuário.
Muitos foram os curiosos que o quiseram analisar.
Alguns mostram-se descrentes em relação à sua concretização.Outros consideram que é um mal necessário.“Isto parece-me que não vai lá porque quem manda não o faz. Eu não acredito” refere Fernando Gago. Abílio Regedor diz mesmo que “gostava de ver aqui um papel assinado pela EDP a dizer que assume a responsabilidade em como isto vai ser reconstruído noutro local” acrescentando que “estas fotografias são só para enganar o povo”.Mas Beatriz Correia considera que “é para o progresso é sempre bem. Eu gosto muito do Santo Antão que até casei cá e por isso vou ter alguma pena por isso é que vim este ano, por ser a ultima vez”.O novo santuário só vai estar pronto em 2013, por isso a confraria ainda não sabe onde vai fazer a romaria no próximo ano.Mas o presidente da direcção, acredita que já poderá ser feita no novo local uma vez que a capela já vai começar a ser trasladada.“Se tudo correr pensamos que no próximo ano a capela já estará no novo local, mas os outros edifícios ainda não” afirma Manuel Gouveia. No entanto, salienta que “se tivermos a capela já instalada e se o adro e a zona envolvente nos oferecer condições com certeza que faremos lá a festa. Se não, provavelmente a festa terá de ser em Parada, que é a sede da confraria”. A capela até já foi alvo de escavações arqueológicas, mas não foram encontrados vestígios da suposta antiga capela que os antigos dizem que ali existiu.A arqueóloga responsável pelos trabalhos espera descobrir mais dados durante o processo de trasladação.“Quando se fizer a trasladação vai haver acompanhamento de um arqueólogo no sentido de perceber um pouco mais sobre a construção deste edifício” refere Ana Rita Trindade. “É bem possível que por baixo do altar-mor, zona onde não pudemos intervir para deixar a capela o mais intacta possível para a festa, haja vestígios de uma anterior capela, mais pequena. É uma hipótese que colocamos e que vamos tentar responder”.
A EDP prevê iniciar o enchimento da barragem do Baixo Sabor na Primavera de 2013 para que o aproveitamento eléctrico comece em Agosto do ano seguinte.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário