O Município de Alfândega da Fé e a Companhia Filandorra – Teatro do Nordeste, vão abraçar um novo projecto no campo da descentralização cultural. Trata-se da nova produção da companhia, “À Manhã”, de José Luís Peixoto.
A peça, com estreia nacional marcada para Alfândega da Fé, vai ser criada em processo de residência artística no concelho.
O projecto vai ser apresentado no próximo dia 1 de Outubro, pelas 15.00h, na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, no âmbito das Comemorações do Dia Internacional do Idoso, que reúne na sede do concelho séniores envolvidos em múltiplas actividades para assinalar a efeméride.
Esta foi uma das formas encontradas de chamar atenção para o problema do despovoamento e envelhecimento da população no interior do país. “À Manhã” é o retrato desse Portugal rural, despovoado e envelhecido, que a companhia quer construir em estreita colaboração com os locais, tão conhecedores desta realidade. Daí que os participantes nas comemorações do Dia Internacional do Idoso vão ser desafiados a envolver-se, activamente, na recolha e estudo necessários para o processo de criação artística.
Esta iniciativa, desenvolvida em parceria com a Filandorra, vai ao encontro de outras que o Município tem vindo a implementar no âmbito do apoio à população sénior. Recorde-se que Alfândega da Fé faz parte integrante da Rede Mundial de Cidades Amigas dos Idosos.
Atenta a esta nova realidade, que é o envelhecimento da população, a autarquia continua a traçar caminhos que permitam um envelhecimento activo, participativo e com qualidade.
in:noticiasdonordeste.com
Sem comentários:
Enviar um comentário