A exposição “Travessias do Desenho e da Escultura”, de José Rodrigues, pode ser visitada, até ao dia 8 de Janeiro de 2012, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.
Inaugurada a 15 de Outubro, perante cerca de uma centena de amigos do artista e visitantes, a mostra é, antes de mais, uma forma de o Município de Bragança reconhecer e agradecer ao Mestre José Rodrigues, bem como proporcionar aos bragançanos e turistas a oportunidade única de conhecerem de perto alguns trabalhos, executados desde os anos 60 até aos dias de hoje, que integram a sua vasta obra.
Considerado pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, como um “amigo de Bragança”, é o autor de três obras instaladas em espaço urbano na cidade de Bragança: o monumento ao “25 de Abril” (2003), o monumento ao tecelão (2004), representando os teares, sob a forma de uma harpa, e a figura feminina em bronze sentada junto ao “tear”.
Durante a cerimónia de homenagem, em que foi entregue à filha de José Rodrigues uma lembrança do Município de Bragança, o Presidente da Câmara Municipal recordou a disponibilidade e colaboração do artista no III Congresso de Trás-os-Montes e Alto Douro, que teve lugar em Setembro de 2002, em Bragança, para o qual desenhou o símbolo institucional do evento e a medalha que se assumiram, sem dúvida, como uma verdadeira marca artística.
Recorde-se que José Rodrigues, conhecido como um dos quatro vintes, é autor de diversos trabalhos de escultura, cerâmica, desenho, ilustração, medalhística e cenografia, sendo um dos fundadores da Cooperativa Árvore.
A exposição “Travessias do Desenho e da Escultura” é comissariada por Laura Castro e organizada pela Câmara Municipal de Bragança | Centro de Arte Contemporânea Graça Morais e Cooperativa Árvore.
in:cm-braganca.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário