Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Bragança - José Rodrigues no Centro de Arte Contemporânea

A exposição “Travessias do Desenho e da Escultura”, de José Rodrigues, pode ser visitada, até ao dia 8 de Janeiro de 2012, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.
Inaugurada a 15 de Outubro, perante cerca de uma centena de amigos do artista e visitantes, a mostra é, antes de mais, uma forma de o Município de Bragança reconhecer e agradecer ao Mestre José Rodrigues, bem como proporcionar aos bragançanos e turistas a oportunidade única de conhecerem de perto alguns trabalhos, executados desde os anos 60 até aos dias de hoje, que integram a sua vasta obra.
Considerado pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, como um “amigo de Bragança”, é o autor de três obras instaladas em espaço urbano na cidade de Bragança: o monumento ao “25 de Abril” (2003), o monumento ao tecelão (2004), representando os teares, sob a forma de uma harpa, e a figura feminina em bronze sentada junto ao “tear”.
Durante a cerimónia de homenagem, em que foi entregue à filha de José Rodrigues uma lembrança do Município de Bragança, o Presidente da Câmara Municipal recordou a disponibilidade e colaboração do artista no III Congresso de Trás-os-Montes e Alto Douro, que teve lugar em Setembro de 2002, em Bragança, para o qual desenhou o símbolo institucional do evento e a medalha que se assumiram, sem dúvida, como uma verdadeira marca artística.
Recorde-se que José Rodrigues, conhecido como um dos quatro vintes, é autor de diversos trabalhos de escultura, cerâmica, desenho, ilustração, medalhística e cenografia, sendo um dos fundadores da Cooperativa Árvore.
A exposição “Travessias do Desenho e da Escultura” é comissariada por Laura Castro e organizada pela Câmara Municipal de Bragança | Centro de Arte Contemporânea Graça Morais e Cooperativa Árvore.

in:cm-braganca.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário