A castanha "é a gasolina" da região transmontana, segundo um investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
As qualidades da castanha portuguesa são bastante apreciadas lá fora. E Portugal, se investir neste fruto, pode tornar-se um líder europeu neste mercado, diz um investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, José Gomes Laranjo.
Com efeito, José Gomes Laranjo concluiu que, atendendo ao valor da castanha portuguesa no mercado exportador, Portugal pode vir a liderar a produção deste fruto.
A actual produção nacional de castanhas rende entre 50 e 60 milhões de euros por ano, sendo que a maioria é exportada.
Segundo o investigador, citado pelo “The Portugal News.com”, isso significa que a castanha “é a gasolina” da região transmontana.
José Gomes Laranjo faz parte de uma rede nacional de produção de castanha, a RefCast, que pretende aumentar a área de produção deste fruto, incentivar o seu consumo em Portugal e o investimento na sua transformação em novos produtos, algo que é praticamente inexistente no País, refere a mesma fonte.
Os castanheiros cobrem actualmente uma área de 35 hectares de terrenos em Portugal, produzindo uma média anual de 50 a 60 milhões de toneladas – o que representa, em termos monetários, entre 50 e 60 milhões de euros para o produtor. Cada produtor detém entre 1 e 1,5 hectares de terreno. “A castanha pode crescer em áreas relativamente pequenas e rende aos produtores um lucro de cerca de 50%”, refere ainda o mesmo investigador.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário