Uma das três unidades de fabrico de enchidos regionais que estão a ser construídas em Mogadouro poderá vir a ser explorada por um conhecido chefe de cozinha português.Michel da Costa é um dos interessados em explorar uma das cozinhas regionais.
Parte da produção terá como destino a exportação.
“Recebemos uma proposta interessante de um chefe que cozinha, Michel da Costa, que manifestou interesse na medida em que produzir fumeiro para o segmento de população judaica, nomeadamente Israel” avança o vereador da autarquia, António Pimentel, salientando que esta proposta “ajudaria a dinamização deste investimento”.
Segundo o vereador, o chefe de cozinha até já visitou as instalações. Há ainda um casal de emigrantes na Alemanha que também está interessado em explorar uma das unidades.
A concessão será feita através de concurso público que deverá ser lançado em breve. “Já aprovámos em reunião de camara a transformação em propriedade horizontal, dado que são três e vão ficar independentes” explica e “vamos dar início à elaboração do concurso para a concessão” uma vez que as unidades “estão praticamente concluídas e devidamente equipadas para entrar em laboração”, sendo que o seu arranque está previsto para o início do próximo ano.
A câmara de Mogadouro avançou para este projecto na tentativa de amparar o sector agrícola do concelho que tem vindo a ressentir-se nomeadamente no sector leiteiro. António Pimentel espera estimular a produção de suínos no planalto. “Nós já dispomos no planalto de algumas explorações de suínos e até de alguma dimensão, mas o objectivo é que isto sirva de motor para dinamizar e fazer com que os agricultores que largaram o sector leiteiro possam aproveitar infra-estruturas que já têm no terreno possam aproveitá-las e direccioná-las para a produção de suínos” refere.
As três unidades representam um investimento de 1,8 milhões de euros que foi financiado em 85% de pelo QREN.
Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário