Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Torre de Moncorvo - Partidela à moda antiga

O Museu do Ferro e da Região de Torre de Moncorvo acolheu mais uma edição da Partidela Tradicional da Amêndoa.
Trata-se de uma iniciativa histórica, que visa não deixar cair no esquecimento esta tradição. As pessoas reúnem-se e recriam o momento em que a população se juntava ao serão para ajudar vizinhos e amigos na partidela da amêndoa.
Tudo decorreu a preceito. Foram colocados sobre as mesas cestos de amêndoa, cubos de granito e barras de ferro para que os participantes pudessem partir as amêndoas colhidas, este ano, nos jardins do Museu.
Durante a tarde da Partidela, passaram pelo Museu do Ferro para participarem na actividade cerca de 80 pessoas, entre os quais os idosos da Santa Casa da Misericórdia e o Grupo de Escuteiros de Torre de Moncorvo.
Os mais novos aprenderam com os mais velhos como se partia a amêndoa e puderam ver como decorria, antigamente, esta actividade. Os mais velhos ensinaram e recordaram velhos tempos.
E como manda a tradição, no final da partidela o Museu colocou à disposição de todos os participantes uma merenda tradicional.
A partidela da amêndoa contou, ainda, com a animação da Tuna Popular da Lousa, que interpretou alguns temas e animou ainda mais o convívio.
A iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e pelo Projecto Arqueológico da Região de Moncorvo (PARM), através do Museu do Ferro.
A partidela da Amêndoa contou ainda com a animação da Tuna Popular da Lousa que interpretou alguns temas e animou ainda mais o convívio.
A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e pelo Projecto Arqueológico da Região de Moncorvo (PARM) através do Museu do Ferro.
in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário