O Museu do Ferro e da Região de Torre de Moncorvo acolheu mais uma edição da Partidela Tradicional da Amêndoa.
Trata-se de uma iniciativa histórica, que visa não deixar cair no esquecimento esta tradição. As pessoas reúnem-se e recriam o momento em que a população se juntava ao serão para ajudar vizinhos e amigos na partidela da amêndoa.
Tudo decorreu a preceito. Foram colocados sobre as mesas cestos de amêndoa, cubos de granito e barras de ferro para que os participantes pudessem partir as amêndoas colhidas, este ano, nos jardins do Museu.
Durante a tarde da Partidela, passaram pelo Museu do Ferro para participarem na actividade cerca de 80 pessoas, entre os quais os idosos da Santa Casa da Misericórdia e o Grupo de Escuteiros de Torre de Moncorvo.
Os mais novos aprenderam com os mais velhos como se partia a amêndoa e puderam ver como decorria, antigamente, esta actividade. Os mais velhos ensinaram e recordaram velhos tempos.
E como manda a tradição, no final da partidela o Museu colocou à disposição de todos os participantes uma merenda tradicional.
A partidela da amêndoa contou, ainda, com a animação da Tuna Popular da Lousa, que interpretou alguns temas e animou ainda mais o convívio.
A iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e pelo Projecto Arqueológico da Região de Moncorvo (PARM), através do Museu do Ferro.
A partidela da Amêndoa contou ainda com a animação da Tuna Popular da Lousa que interpretou alguns temas e animou ainda mais o convívio.
A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e pelo Projecto Arqueológico da Região de Moncorvo (PARM) através do Museu do Ferro.
in:jornalnordeste.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário