Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Miranda do Douro: Secretaria de Estado da Cultura apoia digitalização do acervo do Sons da Terra

A secretaria de Estado da Cultura (SEC) vai apoiar o processo de digitalização global dos arquivos do Centro de Música Tradicional Sons da Terra (CMTST), avançou fonte do gabinete de Francisco José Viegas.
O projeto tem como principal condição a salvaguarda e disponibilização dos registos documentais e fonográficos das tradições orais portuguesas e do património cultural imaterial do CMTST, tratando-se de uma operação de "enorme valor cultural e patrimonial".
"O trabalho implica a digitalização, serialização e classificação, sendo encarado como um grande desafio, numa altura em que alguns organismos locais viraram costas ao nosso projeto. Agora, todo o trabalho teve o seu início e está a ser apoiado pela SEC, para depois ser colocado à disposição dos investigadores", disse o diretor do CMTST, Mário Correia.
O projeto de digitalização dos arquivos fonográficos envolve a passagem para suportes digitais avançados, proporcionando assim a sua disponibilização a estudiosos, investigadores, músicos e demais interessados, e ainda a futura expedição de cópias para arquivos universitários, de forma a integrarem espólios documentais do património cultural imaterial português de entidades de "elevada "relevância cultural de âmbito nacional”.
Os materiais a digitalizar passam pelos Arquivos da Música Regional Portugueses (cassetes analógicas: 36 - duração total: 39 horas), Arquivos Sons da Terra (unidades de registo: 138 - duração total: 108 horas), Arquivos fonográficos do Nordeste Transmontano (cassetes analógicas: 42 - duração total: 40) e Arquivos Sonoros Mirandeses (bobines de fita magnética: nove - duração total: 06 horas e mais 43 cassetes analógicas, com a duração total de 33 horas).
O valor total do projeto ronda os 28.480 euros, estando dividido em três fases, destinando-
Todo o processo deverá ficar concluído dentro de 18 meses.
No final do processo serão efetuadas quatro cópias, destinadas à Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Aveiro e Museu da Música, cabendo a outra a uma instituição que se dedique a investigação da língua mirandesa, mas que ainda não foi criada, apesar de anunciada há já vários meses.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário