Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Bragança - A Caminho de Santiago

Peregrinos começam viagem a pé no final de Março, estando a programar todo o percurso. Por dia, deverão percorrer, no mínimo, 25 quilómetros
É uma das peregrinações mais antigas do mundo.

Os antigos tomavam-na como quase obrigatória. Dizia-se nos lugares “quem não vai lá em vida vai depois da morte”. Trata-se de percorrer, a pé, o caminho que leva a Santiago de Compostela, terra onde teria chegado para evangelizar na fé cristã São Tiago, um dos 12 Apóstolos de Jesus. Se, para quem vem do Norte, o chamado “Caminho Francês” é o mais conhecido, para quem vem do sul a “Via da Plata” é o percurso seguido, durante muitos séculos. “A “Via da Plata”, que significa “Via Larga”, não tem tradução, é o mais antigo Caminho de Santiago e passa em Bragança, passa no centro da cidade, vindo de Sevilha”, explicou-nos Graça Pombo, da Associação Cultural Transmontana dos Amigos dos Caminhos de Santiago.
O caminho, que de noite é seguido pela grande estrada estrelar que compõe a vila láctea, também conhecida como “estrada da Santiago”, este caminho passa a nordeste de Portugal, pelo centro da cidade de Bragança, por Castro de Avelãs, seguindo em direcção de Vinhais e entra de novo em Espanha.
Durante alguns anos a grande estrada foi caindo no esquecimento, pelo menos neste Nordeste português. No entanto, Associação Cultural Transmontana dos Amigos dos Caminhos de Santiago que está a organizar a terceira peregrinação a pé pela “Via da Plata”, está a contribuir para a sua redinamização e divulgação. “Neste momento o caminho já está marcado. Até à Galiza havia muitos sítios que não estavam marcados. Este ano já começámos a fazer as marcações”, explicou Graça Pombo.

Por:Ana Preto
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário