Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Bragança - Projecto de escolas promove leitura em família

Fortalecer as relações entre pais e filhos através da leitura é o objectivo do projecto Leitura em Família, que está a ser desenvolvido nas escolas do 1º Ciclo de Parada, Salsas e Izeda, concelho de Bragança.O Agrupamento de Escolas Abade de Baçal incentiva as crianças a ler e convida os pais a participar nas tarefas da escola.A primeira fase deste projecto terminou ontem, com a apresentação dos trabalhos realizados pelas crianças à comunidade. 
O objectivo era pôr as crianças a ler. Elas garantem que resultou.“Arranjei duas caixas de sapatos e um bocado de cartão. Depois o meu pai desenhou e eu ajudei-o a pintar. Depois fizemos uns livros. Depois pintámos a estante e depois colámos os livros” conta o Diogo.
Já a Ana diz que leu o “ciclo do pão e fiz um desenho com a padaria, um campo de trigo, o moinho, a farinha, uma menina e o pão”.Ana Catarina e Diogo Soares participaram no projecto Leitura em Família e têm em comum o gosto pela leitura e o facto de terem contado com a ajuda dos familiares. Enquanto a mãe da Ana a ajudou a ler a história sobre o Ciclo do Pão, Diogo contou com o pai na árdua tarefa de construir uma biblioteca em cartão, inspirada no livro “A Menina que Detestava Livros”.A professora responsável pelo projecto realça que o objectivo é desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita.
Cândida Pires afirma que é fundamental incentivar os pais a participar nas actividades dos filhos.“Recorrendo a práticas lúdicas que desenvolvam o gosto pela leitura e pela escrita, este projecto consiste em estimular a autonomia e a criatividade procurando mobilizar as situações de diálogo com a família” refere, salientando que “é muito importante envolver os pais nas actividades lectivas dos filhos”.Depois de concluída a primeira fase, Cândida Pires realça que o projecto vai ter continuidade com a realização de mais duas actividades.
“Agora estamos a terminar esta primeira fase que é a leitura em família, depois vem a segunda fase que é a leitura construtiva em que vamos desenvolver mais a parte de escrita” explica, acrescentando que depois “temos a terceira fase que são livros esquecidos, ou seja, livros que os pais leram na sua adolescência e através deles chegarmos a uma tertúlia”. Para que todas as crianças possam ter acesso aos livros das bibliotecas do Agrupamento Abade de Baçal, vai ser desenvolvido um projecto de itinerância nas escolas de Salsas e Parada.

Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário