terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Bragança - Projecto de escolas promove leitura em família

Fortalecer as relações entre pais e filhos através da leitura é o objectivo do projecto Leitura em Família, que está a ser desenvolvido nas escolas do 1º Ciclo de Parada, Salsas e Izeda, concelho de Bragança.O Agrupamento de Escolas Abade de Baçal incentiva as crianças a ler e convida os pais a participar nas tarefas da escola.A primeira fase deste projecto terminou ontem, com a apresentação dos trabalhos realizados pelas crianças à comunidade. 
O objectivo era pôr as crianças a ler. Elas garantem que resultou.“Arranjei duas caixas de sapatos e um bocado de cartão. Depois o meu pai desenhou e eu ajudei-o a pintar. Depois fizemos uns livros. Depois pintámos a estante e depois colámos os livros” conta o Diogo.
Já a Ana diz que leu o “ciclo do pão e fiz um desenho com a padaria, um campo de trigo, o moinho, a farinha, uma menina e o pão”.Ana Catarina e Diogo Soares participaram no projecto Leitura em Família e têm em comum o gosto pela leitura e o facto de terem contado com a ajuda dos familiares. Enquanto a mãe da Ana a ajudou a ler a história sobre o Ciclo do Pão, Diogo contou com o pai na árdua tarefa de construir uma biblioteca em cartão, inspirada no livro “A Menina que Detestava Livros”.A professora responsável pelo projecto realça que o objectivo é desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita.
Cândida Pires afirma que é fundamental incentivar os pais a participar nas actividades dos filhos.“Recorrendo a práticas lúdicas que desenvolvam o gosto pela leitura e pela escrita, este projecto consiste em estimular a autonomia e a criatividade procurando mobilizar as situações de diálogo com a família” refere, salientando que “é muito importante envolver os pais nas actividades lectivas dos filhos”.Depois de concluída a primeira fase, Cândida Pires realça que o projecto vai ter continuidade com a realização de mais duas actividades.
“Agora estamos a terminar esta primeira fase que é a leitura em família, depois vem a segunda fase que é a leitura construtiva em que vamos desenvolver mais a parte de escrita” explica, acrescentando que depois “temos a terceira fase que são livros esquecidos, ou seja, livros que os pais leram na sua adolescência e através deles chegarmos a uma tertúlia”. Para que todas as crianças possam ter acesso aos livros das bibliotecas do Agrupamento Abade de Baçal, vai ser desenvolvido um projecto de itinerância nas escolas de Salsas e Parada.

Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

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