segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Miranda do Douro - Barragem de Picote vai abastecer água para consumo


Foto: Francisco Pinto
Artur Nunes e Ferreira da Costa assinaram protocolos

Além desta contrapartida, a EDP vai ainda ajudar o município de Miranda a requalificar estradas de ligação às aldeias a sul do concelho
A EDP Produção vai ajudar a Câmara Municipal de Miranda do Douro a reforçar o abastecimento de água ao concelho, com uma nova captação na Barragem de Picoto e, também, prestar um contributo determinante para a melhoria da rede viária que liga várias aldeias do sul do concelho, como Vila Chã e Picote. Nesse sentido, na semana passada, município e empresa, dois protocolos de cooperação. 
Um dos protocolos é relativo a um “Contrato de Comodato” que vai permitir o abastecimento de água, a partir de uma captação junto à barragem de Picote, servindo as freguesias do sul do concelho de Miranda da do Douro. “A entrada em funcionamento da nova ETA vai permitir resolver os graves problemas de abastecimento de água às freguesias do sul do concelho de Miranda do Douro e entra em actividade num ano particularmente seco,” disse o presidente da câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes. O investimento na construção de uma “nova e moderna” Estação de Tratamento de Água (ETA) custou aos cofres da eléctrica nacional cerca de 1,8 milhões de euros e tem uma capacidade de produção de 180 metros cúbicos de água /dia, equipamento que passa agora para a gestão da autarquia mirandesa. “Durante o verão há localidades como Sendim ou Picote que sofriam de graves problemas de abastecimento de água em quantidade e qualidade, já que ETA existente tem mais de 40 anos e a qual não dava resposta as necessidades das populações,” acrescentou o autarca. “Desde o início das obras de reforço de potência na barragem de Picote, que a câmara nos tem vindo a solicitar, uma intervenção no sistema de abastecimento de água ao concelho e desde logo foi equacionada a construção de uma moderna e funcional ETA”, explicou o administrador da EDP, Ferreira da Costa. Outros dos protocolos prende-se com contrapartidas financeiras que ascendem a 1,2 milhões de euros, os quais vão ser investidos pela autarquia na recuperação da rede viária municipal e no arranjo urbanístico de aldeias como Vila Chã, Picote ou Barrocal do Douro e na construção de uma adutora que vai ligar a captação aos depósitos de abastecimento estando orçada em cerca de 400 mil euros. Segundo o responsável, a EDP já investiu no concelho de Miranda do Douro desde 2007 cerca de 3,8 milhões de euros em sectores que vão desde a melhoria das condições de vidas das populações, passando pela cultura, ambiente, educação e desenvolvimento rural. “Estamos a terminar um ciclo de investimentos em concelho de Miranda do Douro com conclusão das obras de reforço de potência em Picote II que ascenderam a um investimento de cerca 157 milhões de euros”, frisou o responsável da EDP. 
Durante a cerimónia de assinatura dos protocolos foi anunciado que a inauguração das obras de reforço de potência efectuadas em duas barragens do Douro Internacional (Bemposta II e Picote II) estão agendadas para o próximo dia 27 de Fevereiro, acto que contará com presença de varias figuras do Governo. Desde o início das obras de reforço de potência dos empreendimentos hidroeléctricos foram gerados mais de 1200 postos de trabalho directos e indirectos. Agora, o presidente da câmara de Miranda do Douro espera que os laços de cooperação com a EDP se prolonguem no tempo através de outros investimentos nos sectores das energias renováveis.


Por: Francisco Pinto
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário