sexta-feira, 16 de março de 2012

Diocese de Bragança -Miranda está preocupada com o isolamento dos idosos

“A Igreja é o único apoio que muitos idosos têm nas aldeias do distrito de Bragança”. A constatação é do bispo da Diocese Bragança-Miranda, depois de conhecidos os dados dos Censos Sénior 2012, da GNR, que revelaram que Bragança é o distrito do país com mais idosos a viverem sozinhos e isolados. Dom José Cordeiro considera que a Igreja tem um papel fundamental no apoio aos idosos que habitam nas aldeias do distrito.  “De facto em muitas das nossas aldeias já tudo saiu.
Já saiu a escola primária, o professor, qualquer dia sai também a Junta de Freguesia, só a Igreja se mantém.
Mesmo aí às vezes os párocos já não vão porque temos a escassez de vocações. Mas há cristãos, pessoas comprometidas nessas comunidades e que estão a ser cada vez mais despertas para isso.
Porque antes era a família que fazia e hoje as famílias demitem-se disso mesmo e há pessoas que também, por força das circunstâncias, não têm a família próxima ou estão desligadas completamente de qualquer família”. 
O bispo de Bragança-Miranda realça a importância de estabelecer relações de proximidade com a vizinhança. “Nós estamos atentos a isso e queremos responder o mais possível a todas essas situações e pedimos e convocamos todas as pessoas cristãos e não cristãos, que estejam atentos ao seu vizinho e que haja esta relação de proximidade para minorar o mais possível as situações de solidão porque é se calhar o maior sofrimento em que vivem as pessoas.
Para além da doença, para além da velhice, de muitas circunstâncias mas a solidão é um enorme sofrimento”. O isolamento dos idosos do distrito de Bragança a preocupar também a diocese.

Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário