Às sextas-feiras à noite e sábados durante a manhã
O Instituto Diocesano de Estudos Pastorais, escola teológica da Diocese de Bragança-Miranda, recentemente criado, vai entrar em funcionamento a partir de Outubro deste ano, tendo em vista a formação permanente dos presbíteros e diáconos, a formação dos agentes pastorais, a formação laical, a formação académica dos candidatos ao Diaconado Permanente, a formação pastoral (curricular) dos Seminaristas Maiores, a reflexão teológica e pastoral e a preparação básica dos professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). Este instituto tem uma oferta formativa de três anos, com a possibilidade de inscrição “ad hoc” nas diferentes disciplinas, para formação pessoal.
O primeiro ano com aproveitamento capacita os frequentadores para os serviços de Leitores e Salmistas. O segundo ano, para os serviços e ministérios de Ministros Extraordinários da Comunhão, Acólitos, Catequistas e professores de EMRC.
No terceiro ano os frequentadores com aproveitamento ficam qualificados para o exercício de Ministros da Palavra e Diáconos Permanentes. Este ano integra ainda os seminaristas do 6º ano pastoral. O Instituto irá funcionar na Sala de Formação da Santa Casa da Misericórdia, às sextas-feiras, das 20h30 às 22h30, e sábados, das 9h00 às 12h00.
No primeiro ano a estrutura curricular compreende: Introdução à Sagrada Escritura; Introdução à Liturgia; Revelação e Fé; História da Igreja e da Diocese; Pastoral; Introdução à Espiritualidade; Música I, Doutrina Social da Igreja; Princípios de Vida Moral; Princípios Básicos de Direito Canónico. No segundo ano as disciplinas são: O Deus e Jesus Cristo; Liturgia e Ministérios; Catequética; Antigo Testamento; Vida Consagrada; Espiritualidade; Pastoral Juvenil e Vocacional; Direito I; Novo Testamento; Teologia e Sistemática. No terceiro ano: Psicologia; Introdução aos Sacramentos; Moral; Vaticano II; Espiritualidade; Liturgia dos Sacramentos; Catecismo da Igreja Católica; Teologia Dogmática; Direito II; Música II.
Por: Ana Preto
in:mdb.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário