quarta-feira, 14 de março de 2012

Mogadouro: Agrupamento de Escolas passa a dispor de uma "Sala Snoezelen"

O Agrupamento de Escolas de Mogadouro (AEM) ficou dotado de uma "Sala Snoezelen" ou Multissensorial ao dispor dos alunos portadores de deficiência, equipamento que resulta de um investimento de cerca de seis mil euros.
"Temos, na nossa unidade, crianças com elevado grau de deficiências a vários níveis. Por esse motivo, precisam de desenvolver um conjunto de competências, que passam pela estimulação sensorial e daí a aposta neste equipamento", disse o director do AEM, José Maria Preto.
Segundo o responsável, todos os sentidos dos alunos portadores de deficiência podem ser estimulados através deste equipamento, que agora está ao dispor, não só dos alunos das escolas de Mogadouro, mas também das crianças provenientes de outras entidades ou instituições, como é caso do Centro de Saúde.
"Como se trata de uma unidade móvel, outras crianças que não sejam alunos do agrupamento de escolas de Mogadouro podem igualmente tirar partido deste equipamento", acrescentou.
A Sala de Multideficiência está instalada na Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim-de-infância e vai permitir a utilização aos alunos portadores de deficiência dos concelhos vizinhos de Miranda do Douro ou Torre de Moncorvo.
A "Sala Snoezelen" é considerada pelos pedagogos do AEM "um instrumento útil" para ajudar no desenvolvimento cognitivo das crianças e das suas competências sensitivas.
"O preço do equipamento é irrelevante face à sua utilidade. Embora unidade móvel, faz o mesmo papel de uma unidade fixa, que poderia custar mais de 40 mil euros. E esse valor seria insuportável para agrupamento", concluiu o docente

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário