quinta-feira, 15 de março de 2012
PR: Presidente da República faz visita de dois dias a Vila Real e Bragança
O Presidente da República, Cavaco Silva, visita os distritos de Vila Real e Bragança entre sexta-feira e sábado, onde vai inaugurar um centro escolar, a sede de uma banda de música e visitar unidades de cuidados continuados.
A viagem por Trás-os-Montes começa sexta-feira, em Mesão Frio, onde o chefe de Estado vai inaugurar o Centro Escolar e a rua Professor António da Natividade.
O presidente da autarquia, Alberto Pereira, referiu que o estabelecimento de ensino está a funcionar desde outubro, acolhe cerca de 300 crianças do pré-escolar ensino básico e custou cerca de três milhões de euros.
Com 15 salas de aulas, tem ainda uma biblioteca, uma sala de informática, um pavilhão desportivo, refeitório e cozinha, gabinetes de apoio para professores e um gabinete para os encarregados de educação e para a associação de pais.
No sábado, o Presidente da República começa o dia em Mirandela com uma visita ao Centro Social e Paroquial do Romeu, uma instituição com mais de 20 anos que serve mais de 130 utentes idosos e refeições a alunos do primeiro ciclo e que tem agora instalações renovadas.
Cavaco Silva segue depois para a cidade da conhecida alheira, ex-líbris regional e uma das maravilhas da gastronomia nacional, onde visitará a fábrica Topitéu, uma das maiores produtoras deste produto.
A fábrica criada há 30 anos emprega 39 pessoas e tem um volume de negócios anual de dois milhões de euros para o mercado nacional e internacional, em que se incluem países como a Bélgica, Cabo Verde, Andorra, Suíça, Angola e França.
Na cidade do Tua, o Presidente da República visitará ainda o Centro Renal de Mirandela que presta serviços especializados a doentes de todo o Nordeste Transmontano e que disponibiliza a primeira unidade de cuidados continuados a nível nacional especializada na assistência a doentes com insuficiência renal crónica avançada e que necessitam de tratamento de substituição da função renal.
A passagem por Mirandela termina com uma sessão solene, no auditório municipal, com a atuação da orquestra Esproarte, constituída por jovens músicos formados nesta cidade transmontana.
À tarde, em Alijó, Cavaco Silva visita a Unidade de Cuidados Continuados, da Santa Casa da Misericórdia, um investimento de três milhões de euros que possui capacidade para 32 utentes. Emprega cerca de 40 pessoas e foi inaugurado em outubro de 2009.
Da Misericórdia passa para o Centro de Saúde. Inaugurado em 2008 pelo então primeiro-ministro José Sócrates, esta unidade serve 13 815 utentes.
Em Sabrosa, o Presidente da República inaugura a sede da Associação Recreativa Cultural e Musical, um edifício que acolhe a Banda de Música e serve a Escola de Música, frequentada por 30 alunos.
José Marques, presidente da câmara local, referiu que se trata de um investimento de 465 mil euros, comparticipado em quase metade pela autarquia, ainda Administração Central e da própria associação.
PLI/HFI.
Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário