quinta-feira, 8 de março de 2012

Veiguinhas é a solução mais barata - Plano de Gestão das Regiões Hidrográficas do Norte contempla 9 milhões de euros para a construção de Veiguinhas

A construção da barragem de Veiguinhas é a melhor solução para resolver o problema de abastecimento de água no concelho de Bragança. Esta é a convicção dos técnicos que elaboraram o Plano de Gestão das Regiões Hidrográficas do Norte (PGRHN), que foi apresentado, na passada quinta-feira, em Bragança.
O coordenador do consórcio responsável pela elaboração do PGRHN, António Monteiro, acredita que Veiguinhas tem condições para avançar.
“A nossa proposta é que seja efectivamente Veiguinhas. Por duas razões, uma delas é a questão da contenção orçamental. Por outro lado, achamos que o processo está bem encaminhado. É nosso entendimento, em conjunto com a Administração da Região Hidrográfica do Norte (ARHN) e outras entidades ligadas ao processo, que os impactos que são levantados do ponto de vista ambiental podem ser superados”, constata o responsável.
Para já está previsto um investimento de 9 milhões de euros para construir Veiguinhas até 2015.
Entretanto, para garantir o abastecimento de água às populações em anos mais secos, António Monteiro considera fundamental elaborar um plano de gestão de seca. “Enquanto essas obras, que nós consideramos muito urgentes, não estão feitas, deve a Associação de Trás-os-Montes e Alto Douro e as Câmaras Municipais terem planos de contingência para situações de seca, que permitam salvaguardar que a população é abastecida com água de qualidade, para não estarmos a adoptar soluções à pressa”, defende António Monteiro.
Se não chover com abundância nos próximos dois meses, o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, teme que a água deixe de correr nas torneiras.“Neste momento, estamos a utilizar as reservas que deveriam ser mantidas para o período de Verão. Se não chover com abundância nos próximos dois meses teremos uma ruptura total no abastecimento de água”, garante o edil.
De acordo com o documento, os concelhos de Vimioso e de Carrazeda de Ansiães também são considerados “potencialmente críticos em época de seca”. Por isso, o PGRHN destina seis milhões de euros para a ligação do concelho de Vimioso ao sistema de Izeda e dois milhões de euros para a construção de ligações a algumas barragens no concelho de Carrazeda de Ansiães, para reforçar o abastecimento de água às populações.


in:jornalnordeste.com

1 comentário:

  1. Não sei porque se está à espera de uma obra que terá necessariamente que ser feita. Estamos em Tras os Montes, noutro local já teria sido executada.
    Arrasta-se, no tempo, algo que urge executar e que constitue um bem vital para a população de Bragança.

    ResponderEliminar