segunda-feira, 30 de abril de 2012

Monte Mel - Sabores de Trás-os-Montes espreitam na rede


É no coração da Terra Quente transmontana, em Alfândega da Fé, que Luís Guimarães e a mulher, Patrícia Guimarães, apostam num negócio assente na promoção e comercialização de produtos locais. Uma iniciativa que, para além do espaço físico, chega aos consumidores através da internet. Compotas, mel, queijos, enchidos com selo transmontano e a marca Monte Mel.
Luís e Patrícia viviam em Braga até Janeiro de 2012. A decisão de mudarem de vida e se instalarem mais para o interior, em Alfândega da Fé, tinha um rumo bem definido nos planos futuros do casal. A intenção: promover os produtos tradicionais transmontanos e conferir-lhes valor económico. 
Uma decisão de vida onde pesou o conhecimento que ambos possuem sobre a região e os produtores locais. Uma «mais-valia», como dizem, já que lhes permitiu «perceber que caminho seguir, aliando modernidade e identidade num único selo de qualidade». 
O desemprego da promotora da iniciativa bem como as ligações familiares à região foram dois motivos que impulsionaram a criação do Monte Mel. A iniciativa de repovoamento rural Novos Povoadores (que nasceu precisamente em Alfândega da Fé e que visa atrair famílias e jovens para o Interior) deu a ajuda que faltava. Luís e Patrícia receberam uma parcela de terreno de 90m2 onde cultivam actualmente uma horta familiar, retirando também da terra «muitos produtos biológicos». 
E o «sonho», como também lhe chamam, começou efectivamente em Janeiro de 2012, mas o trabalho de campo começara seis meses antes, quando tomaram a decisão de avançar com o projecto com o apoio da iniciativa Novos Povoadores. Para além da loja do Monte Mel, situada na biblioteca municipal de Alfândega da Fé, o projecto usa as novas tecnologias para chegar a todos os públicos. A página do Monte Mel está disponível online desde Março de 2012, criando «mais um canal de venda dos produtos». 
Patrícia Guimarães considera que o site do projecto visa não apenas «acrescentar valor aos produtores locais» mas também «levar os produtos transmontanos a todos os seus apreciadores».
Já Luís Guimarães salienta que a importância de promover os produtos transmontanos «é imensa», dado que são estes que têm maior «potencialidade para criar valor na região. Ao mesmo tempo também são os mais procurados, quer por pessoas de cá, que estão fora, ou por pessoas de fora que gostam dos produtos e da região», assegura. 
No espaço de um mês houve uma boa resposta do público. Uma procura de queijos, compotas, bolos de amêndoa e azeites, que para os promotores do Monte Mel tem «sido positiva e motivadora». 
Na loja física e virtual do Monte Mel encontramos compotas de cereja, de abóbora e de figo com noz, queijos de Denominação de Origem Protegida (DOP), azeites da região, amêndoa de Moncorvo, vinhos de Sendim, mel de rosmaninho. «O sabor genuíno da Terra Fria é aquilo que temos para dar», assumem os responsáveis. 
Outra diferença que marca a iniciativa passa pelo facto de todos os produtos serem produzidos localmente, utilizando processos artesanais e tradicionais. «É condição obrigatória para nós», afirma Luís Guimarães, acrescentando que isso é também uma forma de ajudar os produtores locais. 
As ambições futuras passam por exportar os produtos, numa primeira fase para a Europa e, em seguida, para o resto do Mundo. Para tal, diz Luís Guimarães, pode ajudar a participação em feiras, exposições e outros eventos de cariz gastronómico. 
Por fim, o responsável salienta que este tipo de iniciativas «fazem falta em qualquer lugar». 
«Em relação ao facto de Trás-os-Montes estar esquecido, preferimos pensar que não são os outros que se esquecem de nós, mas sim nós que não nos fazemos ver com força suficiente para eles se lembrarem. O sujeito da acção e a responsabilidade do que acontece em Trás-os-Montes tem de ser dos transmontanos», finaliza.


Ana Clara; Fotos - Monte Mel
in:cafeportugal.net

Sem comentários:

Enviar um comentário