Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Cultura: Visitas guiadas ao património de fronteira em Trás-os-Montes durante o verão

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) vai promover, durante o verão, visitas guiadas a castelos e igrejas de Trás-os-Montes situados junto à fronteira, para dar a conhecer cada um dos monumentos, divulgou hoje aquele organismo.
"Visita ao Património Monumental de Fronteira" é o nome do projeto que arranca no último fim de semana de junho e se prolonga até meados de setembro, abrangendo um total de nove monumentos dos concelhos de Torre de Moncorvo, Mogadouro, Bragança, Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro, Vimioso e Vila Nova de Foz Coa.
"Esta iniciativa traduz-se num conjunto de visitas guiadas a alguns dos mais importantes monumentos da região do Leste de Trás-os-Montes", refere a DRCN, num comunicado enviado à Lusa, em que realça "o inestimável valor patrimonial" destes monumentos, "bem como a sua inegável importância histórica".
Estas visitas guiadas, ainda segundo aquele organismo, "terão também uma forte componente histórica, sendo acompanhadas e comentadas por Nelson Rebanda, técnico superior da DRCN, historiador e especialista do património do nordeste português".
Nestas visitas, as pessoas terão a oportunidade de conhecer a história, as curiosidades e os pormenores que rodearam a vida de cada monumento.
No primeiro fim de semana, de 30 de junho e 01 de julho, a Igreja Matriz de Torre de Moncorvo é o monumento a visitar, seguindo-se o Castelo de Mogadouro, a 07 e 08 de julho, a Igreja Matriz de Adeganha (Torre de Moncorvo), a 14 e 15 de julho, a Igreja de Santo Cristo de Outeiro, em Bragança, a 21 e 22 de julho e, no fim de semana seguinte, a Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta.
O ponto de passagem no primeiro fim de semana de agosto é a Antiga Sé de Miranda do Douro, seguindo-se, já em setembro, a Igreja Matriz de Vila Nova de Foz Côa, o Castelo de Algoso, em Vimioso, a 08 e 09 de setembro e a 15 e 16 o Castelo de Miranda do Douro.
Os interessados em participar poderão obter mais informações no sítio, na Internet, da DRCN, no endereço www.culturanorte.pt.

HFI.
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário