19 de Junho de 2012 – Os alunos da Escola Secundária Emídio Garcia, de Bragança, foram os segundos classificados do 3º escalão do concurso “Sim, Vamos Criar uma Árvore” promovido pela Tetra Pak em parceria com a Associação bandeira Azul e as Eco-Escolas.
Como prémio por terem apresentado a concurso a árvore mais original feita apenas com embalagens de cartão da Tetra Pak, os alunos de Bragança deslocaram-se a Lisboa onde participaram na cerimónia de entrega de prémios e exibiram a árvore vencedora. A escola irá receber 500 Euros em material destinado a melhorar o seu perfil ambiental.
Durante o evento, que teve lugar no jardim do Centro Colombo, os alunos puderam ainda assistir a um concerto de Filipe Pinto - vencedor da 3º edição do concurso “Ídolos” – e conviver com cerca de 200 alunos e professores provenientes de vários pontos do país.
O 3º escalão do concurso “Sim, Vamos Criar uma Árvore” destinava-se aos alunos do ensino secundário/profissional e universitário e distinguiu ainda a Escola Secundária João Gonçalves Zarco, de Matosinhos (1º prémio) e a Escola Secundária com 3º CEB de Matias Aires, de Sintra (3º prémio).
O concurso “Sim, Vamos Criar uma Árvore” mobilizou mais de 400 Eco-escolas de todo o país, lançando a alunos e professores o desafio da criação da árvore mais original feita apenas com embalagens de cartão da Tetra Pak (de preferência com o símbolo FSC®). A iniciativa teve como principal objetivo contribuir para alertar e sensibilizar as crianças e jovens em idade escolar para a importância da reciclagem enquanto comportamento fundamental para a defesa das florestas.
As árvores criadas com embalagens foram submetidas à avaliação de um júri e 9 das escolas foram distinguidas com trabalhos vencedores nos 3 escalões do concurso (1º ciclo, 2º e 3º ciclo e ensino secundário/profissional e superior). Todas as árvores criadas pelos alunos participantes, incluindo as vencedoras, podem ser conhecidas através do site http://simvamoscriarumaarvore.simenoamarelo.pt.
“Estamos muito satisfeitos com a enorme adesão que o nosso desafio teve junto das escolas nacionais e ficámos surpreendidos com a grande qualidade e criatividade dos trabalhos apresentados. Todos os participantes estão de parabéns e quisemos proporcionar este momento de festa e de celebração aos vencedores, agradecendo o entusiasmo com que aderiram ao concurso e a criatividade com que trabalharam sobre a mensagem da reciclagem e da conservação das florestas”, comenta Vera Norte, diretora de comunicação da Tetra Pak Ibéria.
Recorde-se que as embalagens da Tetra Pak são embalagens de cartão, sendo por isso recicláveis, e que a reciclagem de uma tonelada de embalagens de cartão para alimentos líquidos evita o abate de cerca de 15 árvores adultas e a emissão de perto de 900 kg de gases com efeito de estufa.
O pedido para que os participantes utilizem, sempre que possível, embalagens da Tetra Pak certificadas pelo FSC® (Forest Stewardship Council®) resulta da chegada ao mercado nacional das primeiras embalagens certificadas. O selo FSC® na embalagem garante que a madeira utilizada no fabrico do cartão da embalagem tem origem em florestas geridas de forma responsável que asseguram as melhores práticas ambientais, económicas e sociais.
Até 2020, a Tetra Pak ambiciona duplicar em todo o mundo a taxa de reciclagem das suas embalagens usadas para os 100 mil milhões de embalagens e ter todas as suas embalagens certificadas pelo FSC®.
Escolas vencedoras do concurso “Sim, Vamos criar uma Árvore”:
1º Escalão
1º prémio - Casa de Beneficência Dias Machado - Santo Tirso
2º prémio - Externato Adventista do Funchal - Funchal
3º prémio - Escola EB1 nº5 de Abrantes - Abrantes
2º Escalão
1º prémio - ES 2/3 Professor Ruy Luís Gomes - Almada
2º prémio - Escola Secundária de Dona Luísa de Gusmão - Lisboa
3º prémio - Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro - Oliveira de Azeméis
3º Escalão
1º prémio - Escola Secundária João Gonçalves Zarco - Matosinhos
2º prémio - Escola Secundária Emídio Garcia - Bragança
3º prémio - Escola Secundária com 3º CEB de Matias Aires - Sintra
Os meus parabéns pelo testemunho que estes jovens deram da sua terra.
ResponderEliminarFizeram mais por ela do que muitos a quem delegamos essas tarefas.
A prova de que no interior há gente que tem iniciativa e criatividade que não ficam nada a dever aos do resto do país.
Apostem mais no interior e os resultados aparecerão.