Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Vitelos roubados de exploração agrícola em Mirandela

12 vitelos foram roubados de uma exploração na aldeia do Franco, concelho de Mirandela. Foi ainda furtado um veículo pesado, que terá servido para transportar os animais. A viatura foi, entretanto, encontrada em Rio de Onor, junto à fronteira com Espanha. As autoridades estão a investigar este assalto.
O proprietário dos animais desconfia que os vitelos foram roubados para abate e está desiludido com um prejuízo a rondar os 15 mil euros.  Se tivermos em conta que cada animal valeria cerca de 1200 euros por carcaça, este roubo causou prejuízos avultados a Mário Fernandes, proprietário de uma exploração no Franco, aldeia de Mirandela. Mário Fernandes tinha 27 cabeças de gado bovino, quando no dia 5 de Junho lhe foram furtados 12 bovinos com cerca de 600 quilos cada. “O meu filho chegou lá e não viu o carro, sendo que o carro não pegava, e depois viu que faltavam animais” conta o lesado, acrescentando que “no dia seguinte viu dois animais devem ter fugido, pois o carro apareceu em Rio de Onor”.
Mário Fernandes tem algumas pistas sobre quem terá roubado os seus vitelos.
Desconfia que terão sido vários homens, e que foi espiado durante algum tempo. “Deve ser um indivíduo com muita prática de mecânica, porque um negociante em carne não me arrancava o rádio”, refere, acrescentado que “isto foi obra para três ou quatro pessoas. Já iam prevenidos com gasóleo, porque o que o carro tinha não chegava para ir até Mirandela”.E acrescenta que os animais terão ido para abate. “Pelo número de vitelos que me levaram e pelo peso que tinham, devem ter ido para abate porque se fosse para criar, levavam os mais pequenos”, afirma.
Um roubo que pôs em causa a sobrevivência deste produtor.“Não é fácil de enfrentar esta situação porque a vida não está fácil. Não sei como vou conseguir”, refere.
As autoridades já estão no terreno. Mário Fernandes espera que ainda seja possível encontrar os animais ou quem os terá roubado.


Escrito por Terra Quente (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário