O castelo de Ansiães está em obras. A Direcção Regional de Cultura do Norte está a levar a cabo uma intervenção de conservação e requalificação daquele património histórico, que esteve anos e anos ao abandono.
A directora regional de Cultura, Paula Silva, diz que esta obra é prioritária.“É um castelo muito importante, que está a precisar de obras de conservação e de restauro. As obras incidem essencialmente em reposição de alguns muros da fortaleza que estão derrubados e criar um percurso de visita mais acessível que facilite a visita do castelo”, realça a responsável.
Paula Silva diz que as obras, no valor de 160 mil euros, comparticipados por fundos comunitários, deverão estar concluídas até ao final do Verão.“São obras que, apesar de tudo, demoram algum tempo. Têm que ser feitas com calma, mas cremos que no final do Verão já deverão estar completas”, garante Paula Silva.Após a conclusão das obras, o castelo de Ansiães vai integrar uma rede de monumentos.
O objectivo é trazer turistas à região.“A ideia é criar percursos, neste momento ainda estão embrionários. Mas a ideia é criar estes percursos para que as pessoas tenham vontade de visitar o território e permanecer aqui neste território durante vários dias”, defende a responsável.
As visitas guiadas ao património são a nova aposta da Direcção de Cultura do Norte para dar vida aos monumentos da região.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário