Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Diferendo com a UNESCo compromete Reserva da Biosfera Transfronteiriça

O diferendo entre o governo português e a UNESCO, por causa da construção da barragem de Foz Tua no Alto Douro Vinhateiro, pode comprometer a candidatura do projecto Reserva da Biosfera Transfronteiriça, que abrange o distrito de Bragança e o território de Castela e Leão, em Espanha.
O alerta foi deixado pelo representante do consórcio que está a elaborar o plano de acção deste projecto, apresentado ontem, em Bragança.
O presidente da Câmara de Bragança desvaloriza esta questão. Para Jorge Nunes, os processos são diferentes e a região tem todas as condições para integrar esta Reserva da Biosfera.“Esse diferendo há-de ser resolvido entre a UNESCO e o Estado português, não tem a ver com este processo.
São coisas diferentes e nós a esse nível não temos que recear nada. A relação é muito indirecta.
Este território é de excelência para cumprir objectivos que se relacionam com as candidaturas a biosfera transfronteiriça. Não há muitas reservas a nível europeu de carácter transfronteiriço. Estamos a falar da zona da Europa onde a presença de biodiversidade é mais significativa”, realça o edil.
A apresentação deste projecto à UNESCO está prevista para 2013.Entretanto, o Agrupamento Europeu de Cooperação territorial ZASNET já está a delinear estratégias para avançar com candidaturas ao próximo quadro comunitário de apoio.“A adjudicação de um plano estratégico de cooperação territorial para o período 2014-2020.
Definir quais são as estratégias de cooperação, as linhas de acção e o plano de acção associado. Nesta fase pretendemos perceber bem quais as orientações da comissão europeia para a cooperação territorial para o próximo quadro estratégico comum e adequar as nossas políticas às politicas comunitárias e preparar um plano de acção em conformidade com essas orientações”, realça Jorge Nunes.
Dentro de seis meses já serão conhecidos projectos concretos para o desenvolvimento das regiões transfronteiriças que vão ser candidatos a fundos comunitários no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio.


Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário