Setecentos idosos marcaram presença no VIII encontro de idosos de Vimioso. A Festa da Alegria organizada pelo município promoveu o convívio entre os mais velhos do concelho. Para os participantes é uma forma de combater a solidão que chega a estas idades e de partilha de histórias. “É um ponto de encontro e faz lembrar outros tempos.
Gosto muito deste convívio”, referiu Isabel Sardinha de Vilar Seco. “Só de ver esta alegria dá gosto”, acrescentou Hermínio Meirinhos.
No concelho de Vimioso não há casos de isolamento de idosos.
Quem o diz é Jorge Fidalgo, vice-presidente da autarquia. Há idosos que preferem continuar na sua própria casa mas recebem ajuda dos serviços sociais do município e das IPSS.“Felizmente no nosso concelho, apesar de as pessoas viverem mais sozinhas, as pessoas não estão isoladas.
O sentimento de vizinhança é forte e as IPSS no nosso concelho desenvolvem um trabalho de proximidade tal como os serviços de acção social da Câmara Municipal”.
No concelho há sete lares que estão ao serviço dos mais velhos.Nas questões de segurança, Jorge Fidalgo garante que estão informados sobre as medidas a tomar para contornar algumas situações.“Eu acho que os idosos estão alertados e quais as medidas que devem tomar de segurança.
Algumas IPSS têm sistema de segurança, os tele-alarmes, para os idosos”. Recentemente, no concelho de Vimioso, registaram-se alguns casos de tentativa de assalto e abordagens de estranhos a idosos mas as situações foram prontamente resolvidas pela GNR.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário