Este ano o Festival de Música e Tradição da Lombada, que se realiza na aldeia de Palácios, concelho de Bragança, deverá contar com uma inovação na malha.
Até agora esta recriação do trabalho agrícola era feita à mão, mas agora a organização do evento decidiu inovar e está a ultimar a preparação de uma malhadeira.
“A malha tem variado de ano para ano, umas vezes é com o trilho, outras vezes é com o malho, mas este ano vamos tentar fazer com uma malhadeira mecânica, puxada a motor e com tractor”, refere Raul Tomé, da Associação Cultural e Ambiental de Palácios, acrescentando que “as coisas estão um bocadinho difíceis porque já tínhamos uma malhadeira mas não está em condições de a pôr a trabalhar, mas já sabemos onde está outra e vamos ver se o dono a pode ceder”.
Este ano o festival decorre de 27 a 29 de Julho e procura recriar o ciclo do pão.É o mais antigo festival do distrito de Bragança, realizando-se há 14 anos consecutivos.
A vereadora da cultura da câmara de Bragança, Fátima Fernandes, salienta a sua importância ao afirmar que “é uma recuperação de uma tradição, sendo um festival que se realiza no meio rural e que alia várias vertentes, principalmente a parte pedagógica para dar a conhecer às gerações mais novas os trabalhos que eram feitos”.
Além da segada e da malha, o Festival de Música e Tradição da Lombada conta também com música tradicional a cargo de grupos de gaiteiros e de pauliteiros.
A organização está à espera de receber perto de mil pessoas durante o ultimo fim-de-semana deste mês.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário