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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

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COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Freixo de Espada à Cinta - Quadros atribuídos a Grão Vasco já estão em exposição

A intervenção no conjunto pictórico resultou de uma candidatura conjunta entre a DRCN e a Câmara de Freixo de Espada à Cinta, financiada pelo Programa Operacional do Norte (ON2), e que custou cerca de 57 mil euros.
Na intervenção foi ainda assegurada a conservação para o futuro deste "importante" espólio do século XVI. Ainda de acordo com Paula Silva, a Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta poderás sofrer outras obras de restauro e consolidação da sua estrutura, aguardando para o efeito financiamento, através de fundo do Quadro de Referência de Estratégia Nacional.
Por seu lado, o vice-presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta, Pedro Mora, sempre foi dizendo que ao fim de mais de uma dizia de anos “ foi devolvida a dignidade” a este património. “Concluímos este processo de recuperação dos painéis, que reflete a responsabilidade que os freixenistas têm com o seu património, já que nunca deixaram que a recuperação dos retábulos fosse feita fora da sua vila”, concluiu o autarca.
A DRCN promove agora uma exposição e acesso público às pinturas quinhentistas da Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta.
A exposição já foi inaugurada sexta-feira e prolonga-se até 30 de setembro. Esta mostra permite, antes da recolocação do conjunto na capela-mor, um acesso excecional e privilegiado aos painéis, habitualmente colocados longe do olhar do visitante. Segundo os técnicos da DRCN, o conjunto de painéis encontrava-se em avançado estado de degradação, tem sido efetuada “ uma intervenção séria” que permitisse a sua recuperação e conservação. “Os painéis estavam muito mau estado, já que as infiltrações de água na igreja, fumo das velas e os dejetos de aves e morcegos causaram danos nas pinturas”, disse Isabel Costa, técnica da DRCN.
Toda intervenção obedeceu as técnicas de restauro morosa que envolveu uma equipa interdisciplinar. Ainda segundo a DRCN, as pinturas expostas são originárias de um anterior retábulo quinhentista e estiveram integradas na talha barroca que reveste as ilhargas da capela-mor, datada dos finais do Século XVII, inícios do século XVIII, adaptadas em quatro fiadas, sem qualquer sequência temática. A divulgação dos retábulos surgiu apenas em 1940, com a realização da exposição "Os Primitivos Portugueses".
Em 2004, pela realização de obras de consolidação estrutural da abóbada da capela-mor, confirmou-se o adiantado estado de degradação daquele importante acervo cultural. O conjunto retabular retrata passos da vida da Virgem e da Paixão de Cristo.
Durante muito tempo atribuído a Vasco Fernandes, o” lendário” Grão Vasco, constitui um acervo patrimonial "de indiscutível relevância local e nacional". Segundo os especialistas, a data provável da execução do conjunto pictórico está situada entre os anos de 1535 e 1540.

Por: Francisco Pinto
in:mdb.pt

1 comentário:

  1. Uma notícia e uma recuperação de louvar e principalmente por ter sido feita no interior do país.
    Salvou-se a honra do convento, uma obra magnífica e a memória, a serem dele, de um dos grandes vultos da expressão artística deste país.

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