Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Parque Natural de Montesinho - Autarcas descontentes

Os autarcas dos concelhos de Bragança e Vinhais lamentam que a integração no Parque Natural de Montesinho (PNM) traga mais desvantagens do que vantagens.
Há anos atrás a situação era diferente, pois o parque investia na recuperação do património e incentivava o Turismo. Agora, dizem que isso não acontece.
Os autarcas admitem que a integração no PNM traz algumas vantagens a nível do financiamento de alguns projectos, mas neste momento as desvantagens são maiores. A presidente de Junta de Freguesia de Fresulfe, Maria Glória Veleda, conta que teve “conhecimento de um caso, em que as pessoas tiveram de pagar quase 3 mil euros em taxas por uma licença”. A autarca diz mesmo que “isto é muito complicado para as populações”.
Esta opinião é partilhada pelos presidentes de Junta de Parâmio e Espinhosela, que dizem que por vezes é necessário cortar árvores, mas o parque não deixa.
José Afonso, autarca de Parâmio, refere mesmo que o “parque é castrador para as populações”. No entanto, admite, que “com este novo director a situação tem melhorado”.
Já Telmo Afonso, toma a culpa “às regras e restrições” a que a aldeia está sujeita por pertencer ao parque.
Os autarcas esperam agora que o Parque Natural de Montesinho apoie mais as aldeias e incentive o Turismo.


in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário