Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 4 de agosto de 2012

Bragança - Seca chega a mais aldeias


Já são 12 as aldeias do concelho de Bragança que estão a ser abastecidas por autotanques.Na última semana o número de localidades a ficar sem água nas captações duplicou e a câmara municipal viu-se obrigada a reforçar o abastecimento.  
A falta de chuva no Inverno e a chegada dos emigrantes levaram a esta situação.“O número de aldeias abastecidas por autotanques tem vindo a aumentar na última semana e isso deve-se essencialmente devido ao facto de a população ter aumentado, o que leva ao aumento dos consumos”, refere o vice-presidente da câmara de Bragança. 
Por outro lado, “as nascentes vão ficando mais fracas pois com o evoluir do Verão e atendendo ao Inverno seco que se verificou este ano é provável que tenhamos problemas em Setembro ou Outubro, se não chover”.
“Neste momento já estamos a abastecer 12 aldeias. Não é todos os dias, mas em função da água que vai faltando porque os nascentes não são capazes de abastecer em quantidade suficiente para as necessidades”, salienta Rui Caseiro. 
A autarquia alerta para a necessidade de poupar água, uma vez que estas aldeias estão ser abastecidas pela reserva da Serra Serrada, o que pode vir a causar problemas também na cidade.“Todo este processo de transporte de água para as aldeias coloca em causa o sistema que abastece a cidade”, afirma Rui Caseiro, acrescentando que “esperamos controlar a situação para ter água suficiente até às primeiras chuvas e para isso contamos com a sensibilidade dos cidadãos para usar a água de forma mais correcta possível, com menos desperdício”.
A Lanção, Moredo, Quintela de Lampaças, Outeiro e Vale de Nogueira, que já estavam a ser abastecidas por autotanques, juntam-se agora mais sete aldeias: Lagomar, S. Pedro de Sarracenos, Rio Frio, Sacoias, Coelhoso, Zoio e Laviados.


Escrito por Brigantia 

Sem comentários:

Enviar um comentário